UM SELO QUE TEVE ORIGEM NUMA VINHETA (RHM A022)


UM SELO QUE TEVE ORIGEM NUMA VINHETA (RHM A022)

Transcrição de artigo publicado na Revista “O Cruzeiro” nº 100 de outubro de 1930

Vinheta

A Nyrba, quando da realização do primeiro voo para os Estados Unidos, emitiu uma vinheta, impressa tipograficamente e de resto muito mal, a fim de comemorá-lo e, naturalmente, fazer um pouco de propaganda. Essa vinheta aqui reproduzida tendo, como se vê, como motivo dominante na composição, um pássaro que, em largo voo, conduzindo ao bico uma carta com o dístico “VIA NYRBA”, liga o Rio, simbolizado pelo Pão de Açúcar, aos Estados Unidos, simbolizado pela estátua da Liberdade.

Até ai nada interessante.  Logo depois da vinheta da Nyrba, porem, surge um valor novo na nossa emissão oficial, o 3$000 violeta, que é uma copia mais do que fiel da etiqueta em apreço. É o único selo da série disposto horizontalmente e isso parece evidenciar que o foi para aproveitar mais facilmente o desenho do modelo, disposto nesse sentido. Não se trata, pois de uma coincidência e, aliás, isso nos foi mesmo confirmado por um alto funcionário postal que não escondeu a imitação intencional.

RHM A022

No selo oficial foi apenas modificada a forma do Pão de Açúcar, que aparece mais de acordo com o real e tem mesmo a competente linha aérea, (não fosse o selo destinado à correspondência aérea), e mais a linha do horizonte, no mar, que está iluminada por um vasto sol, e a parte inferior onde foi aberto um quadro para a legenda 3$000 assim como ao alto se inscreveram as palavras “Brasil – Correio”. Também – e isso seria demais – não se deixou na carta a inscrição “VIA NYRBA”, que foi substituída pelo outro “VIA AÉREA”.

Será que nossos artistas estão assim tão falhos de inspiração? Ou será apenas uma questão burocrática subordinada à lei do menor esforço?

 

 

Formas de Pagamento