Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - Venezuela


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior

Publicado originalmente no FILACAP Online 233 – Julho 2022

 

Nem sempre as informações estão em livros volumosos. Muitas vezes elas cabem na palma da mão.

 

E um desses meios de ensino são os selos postais. Bora aprender agora com eles sobre a história da filatelia venezuelana?

 

Venezuela

Evolução Histórica dos Símbolos Pátrios – Bandeira Venezuelana. Emissão de 11 de dezembro de 2009
 
A Venezuela é um país que foi habitado inicialmente pelas tribos indígenas arauaques e caraíbas.
 
A entrada dos europeus na região se deu após a chegada de Cristóvão Colombo à bacia do Rio Orinoco em 1498, quando de sua terceira viagem à América de navio.

Em 1499 uma equipe liderada pelo espanhol Alonso de Ojeda foi a primeira a explorar o território venezuelano. Já a colonização pela Espanha começou em 1515.

 

Sua independência foi decretada pelo congresso nacional em 05 de julho de 1811.

 

Entretanto, muitos passos ainda teriam de ser dados. Através de nomes como Simon Bolívar e Francisco Miranda o país passou a fazer parte da Grã-Colômbia, do qual também eram membros a Colômbia, Equador e Panamá.

 

A proclamação da República se deu em 1830.

 

História Postal

 

Apesar de não ser possível precisar a data de início, sabe-se que as atividades de comunicação postal começaram com os índios, em um modelo bem organizado.

 

O serviço espanhol em si teve suas primeiras experiências através dos capitães de navio e visitantes, que recebiam para transportar as correspondências, situação que perduraria até 1751.

 

Já em 1765, por ordem do rei Carlos III, o governador José Solano Y Bote organizou um sistema postal na região central e oriental.

 

Em 1795, sob o governo do capitão-geral espanhol Pedro Carbonell, foram definidas normas e regras para funcionamento do modelo postal, quando apareceram as primeiras marcas postais, que seriam conhecidas como “marcas pré-filatélicas”.

 

Emissões

 

Os primeiros selos venezuelanos apareceram em 1° de janeiro de 1859, depois de um processo de sugestões de oito anos do general e administrador-geral do correio José Ignacio Paz Castillo, que queria implantar um sistema de selos no país.

Os selos foram emitidos em três valores, sendo impressos nos Estados Unidos e trazendo no centro o brasão de armas do país.

Ainda em 1859 e em 1861 foram feitas as primeiras reimpressões do selo, passando a ser feitas na capital Caracas, como a emissão acima de 1861.

Em março de 1862 foi emitida uma série de três selos trazendo novamente o brasão de armas, mas com uma grande mudança na moldura e estilo da imagem do selo.

 

Em 1° de novembro de 1863 os correios venezuelanos trariam uma grande novidade na produção de selos, em uma série que ficou conhecida como “Águias da Federação”.

Produzida a pedido do Ministério da Fazenda para celebrar a vitória do lado federalista na Guerra Federal (enfrentamento militar mais longo pós-independência), os selos traziam uma “marca de segurança”, que pode ser vista em uma das pérolas do anel que circunda a águia, onde na porção central esquerda uma linha vertical divide a pérola ao meio.

 

Em 1° de fevereiro de 1871 foi produzida uma série que ficou conhecida como “Escolas”. Estes selos tinham a função de “tesouro postal”, sendo produzidos para fins de pagamento de impostos pelos serviços de instrução pública.

Os selos traziam a imagem de Simon Bolívar e acabaram sendo alvo de um grande índice de falsificações, que se tornaram objeto de estudo para muitos filatelistas.

 

Em 1° de janeiro de 1880 o país filiou-se à União Postal Universal – UPU.

Já em 15 de agosto de 1882 Simon Bolívar voltou a figurar em uma bela série produzida pela empresa estadunidense American Bank Note Company.

Em julho de 1893 apareceu o primeiro selo comemorativo, que homenageava os 400 Anos da Descoberta da América, tema da Feira Mundial de Chicago no mesmo ano.

Três anos depois surgiram os selos para o serviço de telégrafos, com o uso do brasão de armas.

 

Outro destaque da história do país são as emissões locais, produzidas para suprir a falta de selos oficiais ou para recolhimento de fundos para projetos beneficentes.

Uma das mais famosas foram os “selos provisórios” da cidade de Carúpano, estado de Sucre, produzidos em 1902. Em formato retangular, traziam o texto “No hay estampillas, Sello provisorio”, com o valor da tarifa postal.

Em 05 de abril de 1930 foram criados os primeiros selos para o Correio Aéreo, impressos pela “Litografia e Tipografia do Comércio de Caracas”, trazendo em destaque o mapa da Venezuela com seus vizinhos de fronteira.

 

E como curiosidade final deste volume, te pergunto: você sabe de onde vem o nome “Venezuela”? A versão mais famosa diz que foi ideia de Américo Vespúcio.

O navegador e explorador italiano, que no selo acima de 1998 aparece à direita de Cristóvão Colombo, além de ter sido a inspiração para o nome do nosso continente (homenagem feita em 1507 pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller), fazia parte da equipe de Alonso de Ojeda.

 

Ao ver as palafitas no lago Maracaibo, disse que as mesmas eram parecidas com o cenário que via em Veneza, na Itália. Por conta disso, passou a chamar a região de “Pequena Veneza”.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira Venezuelana: https://i.colnect.net/b/5080/226/Flag-from-2006.jpg

Alonso de Ojeda: https://i.colnect.net/b/6840/820/Alonso-de-Ojeda.jpg

Brasão de Armas: https://i.colnect.net/b/4400/487/Arms-of-Venezuela1st-edition.jpg

Reimpressão 1861: https://i.colnect.net/b/7829/962/Arms-of-Venezuela2nd-edition.jpg

Brasão de Armas novo estilo: https://i.colnect.net/b/1408/579/Arms-of-Venezuela.jpg

Águias da Federação: https://i.colnect.net/b/8059/467/Eagles-of-the-federation.jpg

Escolas: https://i.colnect.net/b/7798/158/Simón-Bolívar---Escuelas-With-Overprint.jpg

Simon Bolívar: https://i.colnect.net/b/5621/190/Effigy-of-Simón-Bolívar.jpg

Descoberta da América: https://i.colnect.net/b/7477/241/400-Years-Anniversary-of-the-Discovery-of-America.jpg

Selo Telégrafos: https://i.colnect.net/b/6842/280/Coat-of-Arms.jpg

Carúpano: https://i.colnect.net/b/8053/712/Carúpano.jpg

Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/2803/257/Map-of-Venezuela-First-Series.jpg

Colombo e Américo Vespúcio: https://i.colnect.net/b/1720/431/Landing-of-Columbus-500th-and-Amerigo-Vespucci-500th.jpg

 

 

Fontes de pesquisa:

 

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-venezuela.htm

https://colnect.com/pt/stamps

https://es.wikipedia.org/wiki/Historia_postal_de_Venezuela

https://filatelista-tematico-blog.net/nascimento-de-americo-vespucio/

https://gizmodo.uol.com.br/feira-mundial-1893/

https://infoescola.com/venezuela/historia-da-venezuela/

https://labdicasjornalismo.com/noticia/9404/o-que-ninguem-sabe-sobre-a-venezuela

https://stampworld.com/pt_BR/stamps/Venezuela/

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=325#mb--1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formas de Pagamento