Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - Suriname


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 235 – Setembro 2022

 

Os selos são fontes maravilhosas de conhecimento, nos ensinando sobre o passado e os elementos que nos rodeiam no presente.

 

Através deles aprendemos muitas coisas sobre a história de diversos países. Que tal fazermos a viagem de hoje para conhecer a história da filatelia no Suriname?

 

Suriname

Série América UPAEP – Símbolos Nacionais – Bandeira. Emissão de 15 de setembro de 2010

 

O Suriname é um país que foi habitado inicialmente pelos povos arauaques, tupis e caraíbas. O primeiro contato com os europeus na região se deu através do navegador Cristóvão Colombo, que avistou as terras em 1498; um ano depois, uma expedição com Américo Vespúcio e Alonso de Ojeda navegou na costa do território, com o explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón visitando a região em 1500.

 

Entretanto a primeira ocupação se deu pelos britânicos em 1651, com o local recebendo o nome de Suriname em homenagem a um rio da região e também a uma antiga tribo local.

 

Em 1667, com a chegada de uma frota holandesa no território, foi feita uma troca com os britânicos, que receberam a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova York, nos Estados Unidos), cedendo assim o território aos holandeses.

 

De 1799 a 1802 e de 1804 a 1816, as terras passaram novamente ao domínio britânico, voltando apenas para o controle holandês após o Congresso de Viena (reunião feita pelos países que derrotaram o imperador francês Napoleão Bonaparte).

 

O território chegou a ser conhecido como “Guiana Holandesa”. No ano de 1954 o Suriname se tornou parte do Reino dos Países Baixos e a independência do país foi decretada em 25 de novembro de 1975.

 

História Postal

 

O serviço postal no país foi coordenado inicialmente pela Companhia Geral das Índias Ocidentais, que depois viria a ser conhecida como Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, organização fundada em 1621 e que detinha o monopólio do comércio e do transporte de correio a oeste do Cabo da Boa Esperança e das Américas.

 

Durante o domínio britânico, a Grã-Bretanha introduziu carimbos de mão do tipo “fleuron” com data, medida implementada visto que o Almirantado tinha que avaliar se o correio com informações importantes sobre o inimigo do país, no caso a França, estava sendo entregue a tempo.

 

A partir de 1 de março de 1816, com a retomada da administração do território pelos Países Baixos, passou a ocorrer o envio das cartas para fora da região com o uso navios que não estavam sob contrato com os Correios, onde as cartas deveriam ser entregues para o capitão que era responsável pela entrega nos Correios no porto de chegada.

 

Depois de 1º de janeiro de 1844 foi definido que o correio para a Europa poderia ser remetido regularmente em malas postais fechadas com a “British Royal Mail Steam Packet Company” (RMSP), pela rota via Southampton.

 

Em 30 de setembro de 1867 o porto de origem para a viagem de volta da RMSP passou a ser a cidade inglesa de Plymouth. Apesar disso continuaram em uso entre 1879 e 1890 na capital do país e na cidade de Nickerie os carimbos de mão “Suriname/over/Southampton”, embora o RMSP já estivesse levando o correio para Plymouth.

 

Emissões Postais

 

Os primeiros selos postais do Suriname foram emitidos em outubro de 1873. Como um território pertencente aos Países Baixos, esta primeira série com seis valores em “papel azulado” trazia a imagem do Rei Guilherme III, governante do país de 17 de março de 1849 a 23 de novembro de 1890 (quando veio a falecer).

Já em 1875, foi produzida uma nova série, desta vez em “papel branco”, mas com um mesmo padrão de imagem.

Em 1879 veio o primeiro selo “bicolor”, com a efígie do rei em tom alaranjado e a moldura na cor verde.

Os primeiros selos sem a imagem do governante foram emitidas em setembro de 1890, em uma série de cinco valores que ficou conhecida como “Numerais”, pois trazia o número dentro de um círculo com um belo fundo.

Em agosto de 1892 apareceram os primeiros selos com “sobrecarga”. Um destaque é a emissão do dia 11, que traz a palavra “Frankeerzegel” (que em holandês significa “selo postal”).

Com o falecimento de Guilherme III, assumiu o trono sua filha, Guilhermina, que na época tinha apenas dez anos (reinando sobre a regência da mãe de 31 de agosto de 1923 até completar os dezoito anos) e que se manteria no trono até 04 de setembro de 1948. Em outubro de 1892 é emitida uma série de seis valores com a efígie da nova monarca.

Em 08 de janeiro de 1900 são utilizados selos dos Países Baixos com a efígie da rainha e a legenda “Koninkruk der Nederlanden” (que em tradução literal seria “Reino da Holanda”), mas com a aplicação da sobrecarga “Suriname” para utilização no território.

Em 31 de agosto de 1923 aparecem os primeiros selos comemorativos, com uma série de sete valores celebrando os 25 anos da ascensão de Guilhermina ao trono.

Já em 1° de agosto de 1927 são emitidos os primeiros “selos beneficentes”, com os valores destinados à “Groene Kruis” (Cruz Verde), fundada nos Países Baixos em 1875 para apoio à enfermagem distrital e assistência domiciliar.

Em 03 de setembro de 1930 surgem as primeiras emissões para uso do “Correio Aéreo”, com os selos trazendo a alegoria remetendo ao deus grego Mercúrio.

Os primeiros selos do Suriname como país independente foram emitidos justamente no dia 25 de novembro de 1975, com uma série de três valores que recebeu o nome “Suriname – Nação em Desenvolvimento”.

E a curiosidade deste trabalho refere-se à admissão do país como membro da UPU, pois em 1° de outubro de 1949 foram emitidos dois selos comemorando os 75 anos da organização.

Entretanto o Suriname só se tornaria país-membro da mesma em 20 de abril de 1976.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira Suriname: https://i.colnect.net/b/4044/955/Flag.jpg

Rei Guilherme III – papel azulado”:

https://swmedia-4cd6.kxcdn.com/media/catalogue/Suriname/Postage-stamps/A2-s.jpg

Papel Branco: https://i.colnect.net/b/2266/635/King-William-III.jpg

Bicolor: https://i.colnect.net/b/2373/080/King-William-III.jpg

Numerais – 2 ½ centavos: https://i.colnect.net/b/2539/682/Digit-in-a-circle.jpg

Numerais – 3 centavos: https://i.colnect.net/b/2539/683/Digit-in-a-circle.jpg

Frankeerzegel: https://i.colnect.net/b/3772/840/Typeset-value-in-the-middle.jpg

Rainha Guilhermina: https://i.colnect.net/b/2267/881/Queen-Wilhelmina-to-the-right.jpg

Sobrecarga “Suriname”: https://i.colnect.net/b/2539/687/Queen-Wilhelmina-1880-1962-with-crown.jpg

25 anos da Ascensão ao Trono: https://i.colnect.net/b/2432/105/Queen-Wilhelmina.jpg

Cruz Verde: https://i.colnect.net/b/2266/946/Symbolic-performances.jpg

Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/986/383/Allegory-of-Flight.jpg

Independência – 25 centavos: https://i.colnect.net/b/995/813/Hands-Holding-saw.jpg

Independência – 50 centavos: https://i.colnect.net/b/995/814/Book-with-notes-and-letter-"a".jpg

Independência – 75 centavos: https://i.colnect.net/b/995/815/Hands-holding-ball.jpg

75 anos da UPU (vermelho): https://i.colnect.net/b/4509/372/Post-Horns-entwined.jpg

75 anos da UPU (azul): https://i.colnect.net/b/4509/373/Post-Horns-entwined.jpg

 

Fontes de pesquisa:

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-suriname.htm

https://britannica.com/place/Suriname/History

https://colnect.com/pt

https://infoescola.com/suriname/historia-do-suriname/

https://nl.wikipedia.org/wiki/Groene_Kruis

https://postalmuseum.si.edu/exhibition/international-philately-americas-south-america/suriname

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilhermina_dos_Países_Baixos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_monarcas_dos_Países_Baixos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Suriname

https://stampworld.com/pt_BR

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=286

https://vanwelie.com/gerard/phzwolle/Zwolle%20Curacao%20Surinam.html

Formas de Pagamento