Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 265 – Março 2025
Você sabe onde que se encontra a maior quantidade de conhecimento por centímetro quadrado?
Nos selos postais, pois estes pequenos pedaços de papel nos permitem fazer grandes explorações de conhecimento e cultura.
Nossa passeio exploratório de hoje nos leva à Namíbia, trazendo um pouco da história da filatelia deste país africano. Vamos nessa?
Namíbia
Jogos Olímpicos de Barcelona – Bandeira do País. Emissão postal de 24 de julho de 1992
Namíbia é um país que era habitado pelos povos Khoisan, Damaras e Namaqua, além dos bantos. Os primeiros europeus a chegarem no território foram os exploradores portugueses Diogo Cão e Bartolomeu Dias entre 1486 e 1488, mas sem efetuar colonização das terras.
Depois disso, entre 1670 e 1790, vieram exploradores e colonos africânderes (grupo étnico da África do Sul), que exerceram papel de dominação.
Já em 1870 o território quase se tornou colônia britânca, mas no fim a nação desistiu. Dez anos depois, em 1880, as terras passaram a ser colônia alemã, sendo nomeada como “Sudoeste Africano Alemão”, ficando sob domínio deste país até 1920, quando a Liga das Nações transferiu a administração para a África do Sul.
Sua independência veio apenas em 21 de março de 1990 (o nome de Namíbia foi dado pela ONU na Assembleia Geral de 1968), sendo que a cidade de Walvis Bay e as Ilhas do Pinguim seguiram sob controle sul-africano até 1994.
História Postal
A história postal do Sudoeste Africano teve início por volta de 1814, quando mensageiros entregavam comunicações entre as unidades missionárias das cidades de Warmbad e Bethany.
Em 1846 este serviço foi expandido, permitindo assim a conexão entre as missões do Sudoeste Africano e as da África do Sul.
Já a primeira estação de correios foi criada em 1888, na cidade de Ochimbingwe, onde utilizaram-se selos do Império Alemão com a aplicação de carimbo com o nome da cidade.
Emissões Postais
Os primeiros selos próprios para uso na colônia foram selos fiscais emitidos em 1896.
Os selos trazem a águia do Império Alemão no centro, com moldura oval com as legendas “Stempelmarke” (selo) na parte superior, o valor em pfennigs (moeda anterior ao marco alemão) na parte inferior e as legendas “Sudwest” e “Afrika” nos cantos da moldura (Sudoeste Africano).
Já os primeiros selos postais da colônia foram colocados em circulação em julho de 1897, utilizando-se selos do Império de maio do mesmo ano com o símbolo do reino germânico, fazendo a aplicação da sobrecarga “Deutsch-Südwest-Afrika” (Sudoeste Africano Alemão).
Em outubro de 1898 ocorreu uma mudança na sobrecarga, com o termo alemão para “Sudoeste Africano” não sendo mais separado por hífen.
Em 1° de novembro de 1900 foi emitida uma série de selos que trazia a imagem do “SMY Hohenzollern”, o navio do kaiser Guilherme II, sendo nove selos quadrados e quatro retangulares que traziam diretamente o nome do território na parte superior da moldura que cercava o navio.
Foram feitas novas emissões destes selos de 1906 até 1919 com a inserção de marcas d’água, mantendo os mesmos padrões de imagem. Um dos destaques são as cadernetas conhecidas como “Markenheftchen und Zusammendrucke” (Livretos de selos e se-tenants, na tradução literal) produzidas a partir de 1911 pela “Reichsdruckerei”, instituição imperial alemã que produzia notas do Tesouro, selos e papéis monetários. As cadernetas do tipo A (como o exemplo acima de 1911) traziam um anúncio de empresa alemã por folha (tinham mais de dez tipos de propagandas), sendo iguais para todas as colônias e que só eram encontradas nas mesmas.
Neste intervalo de tempo ocorreu a captura da colônia pelo exército sul-africano entre 1914 e 1915, passando a ser administrada por esse país em 1920 por decisão da Liga das Nações.
No início deste domínio, foram utilizados no agora “Sudoeste Africano” selos da África do Sul de 1910, 1913 (com a efígie do monarca inglês George V (como o selo acima, lançado em 1° de setembro)) e até selos das províncias de Kapp, Natal, Orange e Transvaal.
Já a primeira série de selos do “Sudoeste Africano” foi lançada em 1° de janeiro de 1923, sendo 24 selos do monarca George V (primeiros selos da história do Sudoeste Africano com efígies) com a aplicação de duas sobrecargas diferentes: South West Africa (Sudoeste Africano, em inglês) e Zuid-west Afrika (em africâner, língua de raiz germânica oriunda da interação com os neerlandeses, que colonizaram a África do Sul).
No mesmo ano foram emitidos selos de “postage due” ou “te betalen” (taxas de postagem nos dois idiomas) com “numerais” conforme o valor dos selos e a aplicação da sobrecarga nos moldes do que foi apresentado no parágrafo anterior. O interessante é que estes selos traziam na parte superior e inferior o nome “União da África do Sul” nos dois idiomas.
Em 1926 foi lançado um selo triangular com a alegoria da “Esperança Sentada”, selo sul-africano com os dois padrões de sobrecarga já citados.
Já em 27 de novembro de 1930 apareceram os primeiros selos para o “Correio Aéreo”, sendo selos da África do Sul que traziam um biplano e a sobrecarga “S.W.A”. Os selos originais sul-africanos foram lançados em 16 de agosto de 1929 homenageando o início do serviço regular de Correio Aéreo pela empresa Union Airways, que seria inaugurado dez dias depois.
Em 06 de maio de 1935 foram lançados os primeiros selos comemorativos da colônia, celebrando os 25 anos do reinado de George V, selos estes com a efígie do monarca e o nome do território em inglês e africâner na moldura, mas já direto na emissão (sem a sobrecarga).
A partir de 02 de janeiro de 1968, em série de selos homenageando o advogado e político sul-africano Charles Robert Swart, as emissões passaram a trazer a legenda SWA, que seria padrão até as últimas emissões da colônia, em 1° de fevereiro de 1990.
Em 21 de março de 1990 foi emitida uma série de três selos comemorando a independência, já com o nome oficial Namíbia (derivado do “deserto de Namibe”, que cruza Angola, Namíbia e a África do Sul). O exemplar acima traz a bandeira do país e a posição onde o mesmo está no mapa do continente.
A filiação da Namíbia à UPU – União Postal Universal se deu em 30 de abril de 1992.
E, como curiosidade final, temos a relação de Namíbia com a astronomia.
Isto porque no país ocorreu o impacto do meteorito Hoba, o maior dos que voaram para a superfície da Terra. Acredita-se que o fato ocorreu há menos de 80 mil anos e o mesmo foi encontrado em 1920 em uma fazenda próxima à cidade de Grootfontein, chamada de “Hoba West” (de onde veio o nome do meteorito), no centro da Namíbia.
A emissão acima é de uma série de quatro selos com o tema “Pontos Turísticos”, lançada em 03 de março de 1988.
Acredita-se que o meteorito tinha massa principal de 60 toneladas, sendo também o pedaço de ferroníquel mais massivo e natural da superfície de nosso planeta.
A fazenda onde o pedaço do meteorito se encontra foi doada em 1987 para o governo, que construiu no local um centro de visitação com circular de pedra.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira da Namíbia: https://i.colnect.net/b/3048/829/Flag-and-emblem.jpg
Selo fiscal: https://i.colnect.net/b/7908/701/Imperial-eagle.jpg
Reino Germânico: https://i.colnect.net/b/2535/368/Overprint-on--Crown-Eagle-.jpg
Reino Germânico nova sobrecarga: https://i.colnect.net/b/3246/454/overprint-on-Reichpost.jpg
Navio do kaiser quadrado: https://i.colnect.net/b/1270/506/SMS-Hohenzollern.jpg
Navio do kaiser retangular: https://i.colnect.net/b/1637/499/SMS-Hohenzollern.jpg
Caderneta: https://i.colnect.net/b/6359/419/Booklet-SMS-Hohenzollern.jpg
Selos da caderneta: https://i.colnect.net/b/6361/060/SMS-Hohenzollern.jpg
Selo África do Sul: https://i.colnect.net/b/19915/991/King-George-V.jpg
Rei George V sobrecarga inglesa: https://i.colnect.net/b/19084/145/King-George-V-overprinted-in-English.jpg
Rei George V sobrecarga africâner: https://i.colnect.net/b/7539/487/King-George-V-overprinted-in-Afrikaans.jpg
Taxas de Postagem: https://i.colnect.net/b/6244/778/½p-Afrikaans.jpg
Selo triangular: https://i.colnect.net/b/4074/885/Hope-Seated---Overprint.jpg
Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/2827/233/Biplane-in-flight.jpg
25 Anos do reinado de George V: https://i.colnect.net/b/19149/042/25th-ANNIV-of-Reign.jpg
Charles Robert Swart: https://i.colnect.net/b/2827/184/Charles-Robert-Swart.jpg
Independência: https://i.colnect.net/b/5214/143/Flag-map.jpg
Meteorito Hoba: https://i.colnect.net/b/5211/777/Landmarks---Hoba-Meteorite.jpg
Fontes de pesquisa:
https://100-facts.com/pt/20-fatos-interessantes-sobre-a-namibia/
https://bs.wikipedia.org/wiki/Filatelija_u_Namibiji
https://britannica.com/place/Namibia/History
https://de.wikipedia.org/wiki/Reichsdruckerei
https://en.wikipedia.org/wiki/Hoba_meteorite
https://en.wikipedia.org/wiki/Postage_stamps_and_postal_history_of_German_South_West_Africa
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/namibia.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Namibe
https://pt.wikipedia.org/wiki/Língua_africâner
https://pt.wikipedia.org/wiki/Namíbia
https://ru.wikipedia.org/wiki/История_почты_и_почтовых_марок_Намибии
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=208#mb--1
Artigo:
PLESSIS, Andre du. The Air Mail Stamps of the Union of South Africa. Pretoria Philatelic Society. Disponível em: <https://stampssa.africa/wp-content/uploads/2020/03/The-Air-Mail-stamps-of-the-Union-of-South-Africa.pdf>.
Livro:
MICHEL. Catálogo da Alemanha 2011/2012. pág 251-253