Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - El Salvador


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 240 – Fevereiro 2023

 

As viagens proporcionadas pelos selos são fascinantes.

 

Percorremos milhares de quilômetros e podemos ir a diferentes pontos da história através das informações contidas nestes pequenos pedaços de papel.

 

Por falar em história, o passeio filatélico de hoje será por El Salvador. Bora lá pessoal?

 

El Salvador

Aéreo – Copa do Mundo da Espanha 1982 – El Salvador. Emissão de 26 de agosto de 1982

 

El Salvador é um território que foi inicialmente povoado pelas tribos indígenas “pipil” (descendentes do povo asteca), “pocomanes” e “lencas”. Os primeiros europeus que chegaram ao território foram os espanhóis, que desembarcaram na região em 31 de maio de 1522, liderados por Andrés Almirante Nino. A colonização do país se deu a partir de junho de 1524 com o capitão espanhol Pedro de Alvarado e seu primo Diego de Alvarado.

 

A independência da Espanha foi alcançada em 15 de setembro de 1821. No período entre 1822 e 1823, fez parte junto com Guatemala e Nicarágua do Primeiro Império Mexicano.

 

Já a partir de 22 de novembro de 1824, uniu-se com Costa Rica, Guatemala, Honduras e Nicarágua, formando assim as “Províncias Unidas da América Central”, também conhecida como “Federação Centro-americana”, da qual se separou a partir de 1838, conquistando assim sua definitiva autonomia em 1841.

 

História Postal

 

As atividades postais em El Salvador começaram pouco tempo depois do descobrimento do território, com as comunicações destinadas à Espanha sendo encaminhadas pelas autoridades para os portos do México e de Yucatán, antes de seguirem viagem pelo mar.

 

Já o sistema mais organizado teve início em 1602, a partir da nomeação do senhor Manuel de Esteves para a coordenação do “Correo Mayor de Guatemala y sus Provincias”, decisão esta de Don Alanzo Criado de Castilla, presidente da Corte Real da Guatemala.

 

As primeiras rotas de correio na região abrangiam as regiões de Comayagua (Honduras), San Salvador, Ciudad Real, Chiapas (México), Honduras, León (Nicarágua), Matagalpa (Nicarágua) e Cartago (Costa Rica), com mudanças significativas a partir de 1615, quando Yucatán foi escolhida como marco da rota de envio, o que tornou maior o prazo de entrega.

 

Em 02 de março de 1620 o rei espanhol Felipe II criou o “Correo Mayor de Guatemala”.

A partir de 1679 começaram os primeiros serviços de barco postal para o México e América Central, com o barco partindo da Espanha.

 

Em 1704 o “Correo Mayor de México” decidiu que a entrega de comunicações se daria de Veracruz via Oaxaca, para só depois chegar na região de El Salvador, postergando assim a chegada das cartas.

 

A partir de 27 de fevereiro de 1767, o rei Carlos III da Espanha determinou a extinção do Correo Mayor, incorporando desta forma os correios marítimo e terrestre à sua administração.

 

Já em 1809 foi criado um serviço hemisférico de paquete, que ia de Iztapa (Guatemala) via Cartago e David, Panamá, e terminando em Guayaquil (Equador).

 

Em 07 de agosto de 1823, no período do Primeiro Império Mexicano, foi instituída uma legislação postal e o primeiro decreto postal definitivo foi feito em 24 de abril de 1824.

 

Em 1° de setembro de 1854 foi criado o primeiro itinerário de rota postal para o interior.

 

Emissões Postais

 

Os primeiros selos de El Salvador foram impressos em 1866 pela American Bank Note Co. de Nova York. A série de 04 selos traziam o brasão do país, com onze estrelas (representando as províncias do país) acima da imagem do vulcão Izalco (situado no oeste do país), foi lançado oficialmente em 17 de janeiro de 1867, mas seu uso obrigatório começou apenas em 1° de março.

Em 1874 os correios do país decidiram por tirar os selos de circulação, aplicando sobre eles a sobrecarga “Contrasello”. Especialistas acreditam que a decisão se deu por conta do roubo de uma grande quantidade de selos na capital San Salvador, mas não há uma explicação oficial.

Em 1876, aproveitando a mesma imagem base dos selos anteriores, foram emitidos os primeiros selos para uso no serviço Telegráfico.

Em março de 1879 foram lançados os primeiros selos produzidos no país. Impressos por Rufino Flamenco, os selos traziam o brasão do país e a legenda “UNION POSTAL UNIVERSAL – REPUBLICA DEL SALVADOR”, pois a nação se filiaria à UPU no dia 1° do mês seguinte.

Em 1° de abril de 1887 ocorreu a primeira mudança nas imagens das emissões postais, com a emissão de um selo que trazia a alegoria de uma mulher segurando uma bandeira e, em cada um dos ângulos da moldura, os nomes “Morazán”, “Barrios”, “Cabañas” e “Jerez”, em homenagem a importantes nomes da história da Federação Centro-americana: os generais Francisco Morazán, Justo Rufino Barrios, Gerardo Barrios, Trinidad Cabañas e Maximo Jerez.

Em 1889, por conta de um incêndio no Palácio Nacional, na capital San Salvador, foi aplicada a sobrecarga “1889” sobre os selos remanescentes, para que os mesmos pudessem ser utilizados para postagem.

Em 1° de janeiro de 1893 foi feita a primeira emissão com a imagem de uma pessoa. O homenageado foi o General Carlos Ezeta, que presidiu o país entre 1890 e 1894.

Em 1° de julho do mesmo ano foram lançados os primeiros selos comemorativos, com uma série de três selos homenageando os “400 anos da Descoberta da América (1492)”. Um deles mostra a estátua de Cristóvão Colombo, localizada na cidade de Gênova, na Itália, onde o navegador nasceu.

Em 1896 foram emitidos os primeiros selos para utilização no “Serviço Oficial”, com a aplicação da sobrecarga “FRANQUEO OFICIAL” sobre um selo com a efígie de Colombo que havia sido lançada no mesmo ano.

Em 1° de fevereiro de 1897 foram lançados selos para o serviço de “Aviso de Recebimento” de correspondências.

Os primeiros selos fiscais do país foram emitidos em 1904.

Em 1° de dezembro foram emitidos os primeiros selos para uso no “Serviço Aéreo”, com a aplicação da sobrecarga “Servicio Aereo” sobre selos como este abaixo, onde aparece a árvore conhecida como “Bálsamo do Peru”, emissão do período de 1924/1925.

E por fim, como curiosidade, trazemos um selo que teve sua imagem original alterada por conta de questões políticas. Foi o caso da série sobre “Antonio Ezeta”, irmão do General Carlos Ezeta e que era seu vice.

Os selos teriam a imagem apresentada acima.

Entretanto, durante a impressão do selo, Carlos Ezeta foi deposto por um golpe de estado. Por conta disso, a efígie de Antonio foi sobreposta com o brasão do país antes de sua emissão.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira da Guatemala: https://i.colnect.net/b/7665/252/Flags-of-the-Participants---El-Salvador.jpg

Vulcão Azul: https://i.colnect.net/b/3160/330/Volcano.jpg

Vulcão Verde: https://i.colnect.net/b/1224/569/Volcano.jpg

Contrasello: https://i.colnect.net/b/7436/109/Volcano---Overprint-Type-II.jpg

Serviço Telegráfico: https://i.colnect.net/b/18980/287/San-Miguel-volcano.jpg

UNION POSTAL UNIVERSAL: https://i.colnect.net/b/1712/938/Coat-of-Arms.jpg

Alegoria: https://i.colnect.net/b/3010/425/Liberty-Head.jpg

1889: https://i.colnect.net/b/8150/438/Coat-of-Arms-Overprinted-1889.jpg

Carlos Ezeta: https://i.colnect.net/b/1712/945/General-Carlos-Ezeta-1853-1903.jpg

Estátua de Colombo: https://i.colnect.net/b/2480/546/Columbus-Monument-in-Genoa-Italy.jpg

Serviço Oficial: https://i.colnect.net/b/3345/499/Christoph-Columbus-overprinted-FRANQUEO-OFICIAL.jpg

Aviso de Recebimento: https://i.colnect.net/b/6324/686/Numeral.jpg

Selo Fiscal:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a1/1904_revenue_stamp_of_El_Salvador.jpg/95px-1904_revenue_stamp_of_El_Salvador.jpg

Serviço Aéreo: https://i.colnect.net/b/3778/397/Balsam-of-Peru-tree-overprinted.jpg

Antonio Ezeta: http://elsalvadorphilately.org/IN/gallery/images/005.jpg

Antonio Ezeta com brasão sobreposto: https://i.colnect.net/b/3162/582/General-Antonio-Ezeta-overprinted.jpg

 

Fontes de pesquisa:

 

https://colnect.com/pt/stamps

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Stamps_of_El_Salvador

https://commons.wikimedia.org/wiki/Stamps_of_El_Salvador_1867-1900

http://elsalvadorphilately.org/IN/index.html

https://exclamacion.com.br/2021/03/06/voce-ja-ouviu-falar-da-republica-da-america-central/

https://infoescola.com/america/el-salvador/

https://math.dartmouth.edu/~lamperti/Ezetas.html

https://notimerica.com/cultura/noticia-republica-federal-centroamerica-formo-quien-integro-20161122073638.html

https://stampworld.com/pt_BR

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=105#mb--1

https://wikiwand.com/en/Postage_stamps_and_postal_history_of_El_Salvador

Formas de Pagamento