METAL ENCONTRADO NA ALEMANHA É DA CHAPA DE UM SELO DO BRASIL
Recebi no mês de abril de 2025 um estranho objeto que aparentemente não tem nada a ver com a filatelia.
Thomas Betz e seu filho Dominik, alemães moradores na região da cidade de Stuttgart/Alemanha foram munidos de um detector de metais, caçar tesouros ao sul da famosa cidade, berço da fábrica Mercedes-Benz.
Na verdade, alguns tesouros foram encontrados desta forma e é até frequente ver pessoas procurando metais (principalmente nos litorais europeus) com aparelhos especiais de detecção de metal.
O objeto ilustrado a seguir foi encontrado em outubro de 2024 e até então os caçadores não tinham nenhuma ideia do que isso seria.
A PEÇA NO ESTADO ENCONTRADO
Já em casa, os caçadores de relíquias fizeram a limpeza da peça e notaram que o achado era um fragmento de uma chapa de impressão.
Eles perceberam que precisavam de uma ajuda e procuraram a ArGe Brasilien.
Para quem não conhece a ArGe reúne diversos filatelistas, a maioria alemães, que estudam a filatelia brasileira. Esse seleto grupo pesquisa sem cessar as nossas emissões e produz livros, revistas e centenas de artigos superinteressantes.
O pessoal a ArGe decifrou o enigma e constatou que a chapa era parte do selo de 100 réis com a imagem do Wandenkolk de 1906 (rhm:139, Michel 166).
A PEÇA APÓS A LIMPEZA
O SELO DO WANDENKOLK - rhm:139
Eduardo Wandenkolk foi um Almirante da Marinha Brasileira, nascido no Rio de Janeiro no dia 29 de junho de 1838. Além de militar ele foi ministro da marinha e senador da República, no governo provisório de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
COMO PODE ISSO?
A MÃO DE DOMINIK E A PEÇA
Os selos desta emissão postal foram impressos nos Estados Unidos da América do Norte entre 1906 e 1917 e no Catálogo de Selos do Brasil ela é chamada “ALEGORIAS REPUBLICANAS”.
Então um pedaço da chapa desta emissão foi encontrado ao sul da cidade de Stuttgart na Alemanha. Isso não tem nenhuma explicação, ou seja, COMO PODE ISSO?
A FILATELIA COSTUMA APRESENTAR FATOS E EVENTOS INCRÍVEIS.
Este artigo foi escrito com a ajuda dos dados fornecidos pelo blog: picoteefiligrana.wixsite.com/website/post/o-impossível-acontece