COLECIONADOR PERGUNTA 002-PONTOS CLAROS?


Pergunta de colecionador
Uma dúvida: o que são pontos claros nos selos olhos de boi?

É bem difícil quando começa um aminci e termina um ponto claro. Cada emissão postal brasileira tem uma característica proveniente do papel empregado.
Nos Olhos de Boi temos quatro tipos de papel. A classificação é feita medindo-se a espessura com um aparelho calibrado e confiável. O micrômetro, como é conhecido, existe na forma de um paquímetro e com molas. O melhor que conheço é o tradicional paquímetro. Muito mais confiável e preciso. Importante é tirar a medida na parte branca dos Olhos de Boi e certificar-se da medida em diversos pontos.
Uma vez classificado o papel pode-se examinar a peça na benzina para ver se ela apresenta algum tipo de furo, afinamento ou mesmo um reparo que pode ser grande ou pequeno.
Após estes exames levamos o selo sob uma lâmpada ultravioleta para verificar se o mesmo tem alguma manipulação química para remover carimbo ou uma obliteração manuscrita (mais freqüente e mais fácil de sair num banho químico).
Finalmente vamos examinar a peça em uma lupa estereoscópica digital. Ela apresenta e revelam os pontos claros, amincis e até se o papel é do selo ou não.
Com estes procedimentos nós poderemos estabelecer um valor comercial e o julgamento da depreciação ou aumento do valor final da peça dependerá do perito. Um selo com o canto de folha, sem defeitos e com carimbo nítido vale bem mais que a cotação apresentada no Catálogo. Já um selo sem margens com pontos claros ou rasgos colados valerá bem menos.
Como evitar ser vítima?
Simples – escolha um fornecedor de confiança que possa responder, de preferência com um certificado, por aquilo que vende. É por isso que não se pode avaliar um selo na internet ou mesmo enviando uma imagem com alta definição.
IMPOSSÍVEL DIZER SEM TER A PEÇA E EXAMINÁ-LA PESSOALMENTE.
Há coisas que nem mesmo a melhor tecnologia é capaz de realizar. Garantir a qualidade e a autenticidade de uma peça.
Eu coleciono selos de um país do qual não sou perito e já escolhi há muito tempo os meus fornecedores (são apenas três que residem na França).
Veja o exemplo a seguir capaz de enganar até bons filatelistas.
Trata-se de um 600 réis Inclinado que pelo aspecto parece ser autêntico. No entanto na lupa estereoscópica digital é possível analisar a trama do papel. O triangulo inferior é do selo falso e a parte superior de um exemplar autêntico. Veja a trama diferente e a ausência de pigmentos azuis no selo falso.



600 RÉIS FALSO



COMPARAÇÃO DA TRAMA DO PAPEL ATRAVÉS DA
LUPA ESTEROSCÓPICA DIGITAL

Acredito que uma boa parte dos filatelistas não conseguiria distinguir o selo falso de um autêntico.
Como um engenheiro da BOING disse uma vez: Quantidade nós contamos. Qualidade é confiança.

Formas de Pagamento