VIVAS DA INDEPENDÊNCIA NO MARANHÃO


MARANHÃO- 7 DE AGOSTO DE 1823

SOBRECARTA DO TENENTE CORONEL DA FORÇA ARMADA PARA JOAQUIM RAIMUNDO MARQUES ORDENANDO VIVAS DA INDEPENDÊNCIA NO MARANHÃO

TRADUÇÃO DA SOBRECARTA DO MARANHÃO

"Ordeno que V.Sª amanhã, pelas nove horas da manhã se ache com seu Batalhão no Largo do palácio para se fazer as devidas continências ao Ilmo Exmo Senhor Primeiro Almirante do Brazil e Comandante em Chefe das Forças do Brazil. Ilgualmente para se dar os devidos Vivas da Independência.

Deus guarde a VªSª - Palácio do Maranhão

7 de agosto de 1823"

NOTA HISTÓRICA : MARANHÃO

A província do Maranhão era também uma região com forte presença de portugueses.

Por isso, ao saber da independência, se colocou contrária a ela. Apesar disso, lentamente os brasileiros foram conquistando o apoio de várias cidades e povoados maranhenses e os portugueses foram ficando isolados. No entanto, a capital, São Luís, permanecia controlada pelos portugueses.

Enviada pelo Rio de Janeiro, uma frota comandada por Lord Cochrane aproximou-se de São Luís fingindo ser um reforço português. Cochrane conseguiu desembarcar seus homens e aprisionou alguns chefes militares portugueses. Usando-os como reféns, conseguiu conquistar o controle da cidade.

Em São Luís, capital do Maranhão, a esquadra de Lord Cochrane conseguiu a rendição dos portugueses em 28 de julho de 1823.

No final de agosto de 1823, o Maranhão se incorporava ao Império.

Formas de Pagamento