UMA NOVA DESCOBERTA – A FILATELIA É INCRÍVEL


UMA NOVA DESCOBERTA – A FILATELIA É INCRÍVEL

Anos atrás, um conhecido empresário filatélico veio apresentar um 90 réis Olho de Boi com um pequeno risco na margem inferior esquerda. Segundo ele aquilo seria uma chapa quebrada. Na época eu tinha contato com o laboratório da UNICAMP que estava estudando realizar testes com espectrometria de massa e fluorescência com raios X.

Apresentei a peça para um dos doutorandos para verificar se aquele risco era um vestígio de tinta ou se era de fato uma chapa quebrada.

Ele respondeu que o equipamento não era preciso suficiente para aquele tipo de análise. O laboratório, entretanto, aguardava um equipamento mais sofisticado para poder determinar se o risco era de tinta ou chapa quebrada.

Aí aconteceu algo INCRÍVEL. Um conhecido filatelista ficou sabendo que eu havia adquirido uma quadra do selo de 90 réis Olho de Boi com carimbo. Ele, muito amigo, disse: você não viu direito a quadra? Eu disse que não. Aí ele replicou: olhe no canto inferior esquerdo. Lá estava a chapa quebrada. Foi uma alegria enorme. Depois disso este mesmo filatelista encontrou um par e recentemente apareceu um selo isolado.

ISSO TUDO PARA DISPENSAR O EQUIPAMENTO SOFISTICADO

E não é que aconteceu outra vez? E foi hoje, dia 5 de novembro de 2021.

Imagine comprar um Bilhete Postal de 1889 de 40 réis com a descrição “chapa quebrada”. Eu tinha que ter a peça e por isso comprei. Afinal de contas eu preciso saber se é ou não chapa quebrada. Parece uma minhoquinha. A peça chegou e logo fui procurar um segundo exemplar.

ACHEI – NOSSA QUANTA ALEGRIA

Agora sim vamos caçar?

Abaixo apresento as duas minhoquinhas que na verdade configuram uma “VARIEDADE”.

Mesmo após tanto tempo (mais de 130 anos) encontramos novidades.

BP-14 NOVO COM A CHAPA QUEBRADA

BP-14 COM A CHAPA QUEBRADA CIRCULADO

DETALHE DA CHAPA QUEBRADA

Por Peter Meyer

Formas de Pagamento