TRICENTENÁRIO DE CABO FRIO


TRICENTENÁRIO DE CABO FRIO

Situada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Cabo Frio não só é um dos mais antigos núcleos de colonização – ou tentativa de colonização – do nosso território, como dos mais movimentados cenários das lutas entre índios e portugueses, franceses, holandeses e ingleses que assediavam os tupinambás para comerciar e, em geral, piratear, as preciosas toras de pau-brasil. O primeiro visitante ilustre da região foi Américo Vespúcio. Comandando uma expedição a serviço de Portugal, o audacioso navegante florentino, depois de descobrir a ilha de Fernando de Noronha, chegou com dois navios ao porto de Araruama, acampando no local durante vários meses com seus marinheiros, e construindo e instalando uma feitoria, a primeira do Brasil, para explorar o pau-de-tinta que deu o nome ao nosso país. Isso foi em 1503.

Em 1526, os índios arrasaram tudo. A partir daí e durante cerca de cem anos, a região foi palco de sucessivas e sangrentas batalhas entre piratas das principais potências navais europeias e soldados e colonos portugueses que tomavam por base, principalmente, o Rio de Janeiro. O principal acontecimento do gênero ocorreu em 1575, quando o governador do Rio de Janeiro reuniu sua gente, contando com reforços dos soldados de São Vicente e do Espírito Santo e grande quantidade de índios aliados, e invadiu Cabo Frio para pôr fim ao predomínio francês: aldeias tupinambás foram incendiadas, houve – dizem – mais de 10 mil mortes, franceses e ingleses foram enforcados. Mesmo assim, o porto de Araruama continuou sendo frequentado pelos teimosos inimigos de Portugal. Finalmente, em 1615, o governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, depois de mais uma briga com holandeses e ingleses, à frente de um exército, fundou a cidade de Santa Helena do Cabo Frio para consolidar o domínio lusitano.

A partir daí, às coisas se acalmaram. A nova cidade, então a sétima do Brasil, começou a progredir, com a exploração da agricultura, da pesca e do sal, que até hoje é uma de suas principais riquezas, juntamente com os pagamentos feitos pela Petrobrás e os rendimentos do turismo. Cresceu e ficou uma linda cidade, com seu canal majestoso, suas praias, seus cata-ventos de cartão-postal nas brancuras das salinas, seus turistas aos milhares. Entre eles, holandeses, ingleses e franceses.

Formas de Pagamento