Ponte Internacional Barão de Mauá


Ponte Internacional Barão de Mauá

Ano: 1935 – RHM C0085 – Data de Emissão: 08/01/1935

A Ponte Internacional Barão de Mauá é uma ponte rodoferroviária sobre o rio Jaguarão, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. A ponte liga as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio. A Ponte foi financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra com o Brasil e construída entre 1927 e 1930. A empresa brasileira E. Kemnitz & Cia. Ltda. foi contrata pelo governo do Uruguai para construção da ponte. Na execução das obras trabalharam mais de 11.600 operários, entre brasileiros, uruguaios, portugueses, alemães e de outras nacionalidades. Naquela época, era a maior obra de infraestrutura em concreto armado sendo erguida na América do Sul e a primeira, deste tipo, construída entre os países da região para aproximá-los política, econômica e culturalmente. A ponte mede 2.113 metros de comprimento com 85 arcos, sendo 340 metros sobre o rio Jaguarão. Na sua parte central, existe uma via férrea  entre duas faixas para veículos e possui calçada para pedestres ao longo do seu comprimento. Em 2011, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan). Em 2013, foi a vez de ser tombado pela Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul.

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