OS BLOCOS DA BRASILIANA 1983


OS BLOCOS BRASILIANA 1983

No ano de 1983 ingressei no mercado filatélico.

Debutei na famosa exposição Brasiliana 83, na qual foram emitidos os 5 blocos conhecidos como Brasiliana 83.

A exposição aconteceu no centro do Rio de Janeiro, na sede dos Correios na Av. Getúlio Vargas. O local havia sido mal escolhido e o número de visitantes foi reduzido.

Os blocos seriam vendidos apenas durante a exposição e aos assinantes dos Correios que enviassem um pedido com o pagamento antecipado.

O valor facial dos 5 blocos correspondia na época a US$ 10.

 

O JOGO E7355 DO SITE COM CARIMBO CBC

Este conjunto foi concebido no exterior e por essa razão temos no bloco do Futebol as seleções do Brasil e Paraguai enfrentando-se num jogo fantasma durante a Copa do Mundo, Jules Rimet. Este jogo jamais aconteceu, porém o responsável pela criação era Cônsul do Paraguai no Uruguai.

O JOGO FANTASMA - BRASIL X PARAGUAI NA JULES RIMET

Na época o Presidente dos Correios era o Cel. Advaldo Botto de Barros, administrador brilhante que revolucionou os nossos serviços postais.

Foi eleito para a Presidência da União Postal Universal (UPU) e fez lá outra brilhante administração.

Há anos atrás recebi a visita do filatelista Advaldo Botto de Barros que nos perguntou: Vocês compram os blocos Brasiliana 83?

Temeroso respondi: Sim, quantos o amigo tem?

Fiquei surpreso com a resposta: Eu tenho um jogo mas não desejo vender.

Imagine só o criador dos Blocos Brasiliana, ex-presidente dos Correios e da UPU guardou apenas um jogo dos Blocos Brasiliana.

Este sim é um filatelista.

Pena que os Ministros e Presidentes dos Correios quando questionados sobre a filatelia perguntam: O que é Filatelia?

FATO CURIOSO Tive a oportunidade de visitar a Tesouraria dos Correios antes da abertura da exposição.

Permitiram que eu verificasse toda a emissão Brasiliana na procura de alguma variedade. Ficamos horas olhando tudo e nada encontramos.

Dias depois recebi um telefonema de um filatelista de Niterói que dizia ter encontrado um bloco, o do salto triplo, sem denteação. Disse-lhe: Isso não é possível. Verifiquei tudo antes de ser vendido e nada achei.

Pois bem, o bloco foi adquirido por um conhecido e ele existe. Vi com os meus olhos e de fato existe apenas UM EXEMPLAR do Salto Triplo sem denteação.

No final da Exposição Brasiliana 83 os blocos não vendidos foram guilhotinados com o público presente.

Estimamos que existam cerca de 7.000 jogos, mas no final não sabemos ao certo quantos foram vendidos. Desta forma foi criada uma raridade (uma das poucas depois de 1980) que geralmente falta na maioria das coleções.

O catálogo SCOTT não os menciona e isso é uma falha.

Nós utilizamos os selos dos blocos em correspondência enviada para a Europa no porte correto, com registro e AR, naturalmente. RHM (Rolf Harald Meyer) pessoalmente montou 10 conjuntos de envelopes de primeiro dia e que hoje são uma raridade maior ainda.

UM DOS 11 CONJUNTOS FDC OFICIAIS CONHECIDOS.

Cometeu um erro estratégico, no meu modo de pensar.

Deveria montado um milheiro de forma a tornar este objeto mais acessível e teria conseguido um resultado melhor.

A Brasiliana 83 terminou com a vitória de Reinhold Koester, conhecido carimbologista e filatelista do Rio de Janeiro (já falecido) que apresentou uma LINDÍSSIMA COLEÇÃO de pré-filatélicos e olhos de boi com os mesmos carimbos.

Um show de coleção vendida anos depois em um leilão na Suíça.

Para finalizar posso dizer que eu também fiz uma grande bobagem.

Adquiri cerca de 70 jogos Brasiliana na Exposição, pois não achava que estes selos teriam a procura necessária para ter um estoque maior. Encontrei ainda cerca de 100 jogos na AMERIPEX 86 de Chicago já por um valor bem maior.

Todos os jogos foram vendidos rapidamente e Brasiliana 83 tornou-se um mito na filatelia moderna.

Formas de Pagamento