O QUE SE DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UMA PEÇA FILATÉLICA?


O QUE SE DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UMA PEÇA FILATÉLICA?

TODOS OS DEFEITOS DEVEM SER MENCIONADOS NA DESCRIÇÃO – charneiras, pintas de oxidação, dobras, manchas, falta de picotes, afinamentos do papel, selo regomado, selo com restauração, aspecto de novo, etc.

Existem alguns termos empregados na filatelia que não são de conhecimento geral.

Vamos dar alguns exemplos:

“Mint” – palavra de origem inglesa que significa que o selo apresenta a goma original, sem marcas de charneira, impressões digitais, pintas de oxidação, manchas, etc. Isso vale para selos emitidos com goma, pois existem selos que foram entregues ao público sem goma. Como alguns exemplos podemos citar os blocos do Centenário do Selos Postal (rhm:b007 e b008), Blocos Feira Mundial de New York, Dutra e Ouro Fino.

“Regomado” – São selos nos quais alguém passou uma goma que não é a original. Dá para saber se um selo foi regomado? Sim, é possível saber e para isso é preciso que quem descreveu a peça tenha conhecimentos de como é a goma original.

Exemplo de selo regomado

S13584-1850-10 RÉIS-CARIMBADO-Nº11

1850- 10 réis Vertical, carimbado e regomado.

A seguir exemplo do aspecto da goma original do 10 réis Vertical (imagem retirada de um bloco de 20 selos novos).

“Aminci” – palavra de origem francesa que significa afinamento do papel (janela). Muitos dos afinamentos do papel ocorrem quando uma pessoa retira a charneira sem cuidado. Isso deprecia o valor de um selo.

Exemplo de um selo com aminci.

“Plié” – palavra de origem francesa que significa dobra. Na filatelia esta dobra que ocorre antes da impressão deixa um espaço branco. O “plié” valoriza a peça. A dobra após a impressão diminui o valor da peça.

Charneira – É um pequeno pedaço de papel que era colado (antigamente) no verso do selo para afixá-lo no álbum. Nos selos modernos (após 1953) isso já não é aceito e deprecia muito o valor da peça. Já nos selos anteriores a 1953 (exceto nos selos regulares e selos da Varig) temos a cotação para selos novos “mint” (1ª coluna), selos novos sem goma ou com marca de charneira (2ª coluna) e carimbados (3ª coluna). A cotação dos selos carimbados só vale para carimbos com a data legível, até 24 meses após a emissão postal. Exemplo: O selo milésimo gol do Pelé com carimbo é muito raro, pois os jovens torcedores não enviaram cartas com este selo (ficariam sem ele, exceto se enviassem a carta para eles mesmo). Este selo por ser carimbado hoje nos Correios. Basta você pedir a um amigo funcionário dos Correios para bater um carimbo no canto do selo. Isso não vale. Por essa razão este selo carimbado só é raro sobre um envelope circulado (na época havia até um carimbo de chegada). Já o selo novo do Pelé é bastante comum e vale pouco.

Novo – quando um selo é anunciado como novo o vendedor certamente examinou a peça sob uma lâmpada ultravioleta. Ele faz isso para verificar se o selo foi lavado quimicamente para remover obliterações manuscritas ou mesmo carimbos.

Exemplos de peças que foram lavadas quimicamente para ludibriar o colecionador.

Um 90 réis Olho de Boi isolado

O famoso pano de 90 réis vendido como novo, mas que na verdade teve as obliterações manuscritas removidas quimicamente. Isso só é visível sob uma lâmpada ultra-violeta.

Um dos maiores desastres que pode ocorrer é ter selos fixados com durex. Estes selos não valem quase nada.

ANTES DE COMPRAR VERIFIQUE

Se quem oferece o selo ou peça filatélica fez uma descrição DETALHADA. Muitas coisas não podemos ver através das imagens apresentadas. Resta só uma coisa: CONFIANÇA.

Veja o exemplo de uma boa descrição (não importa o valor da peça) com a exata identificação da filigrana (marca d’água) – O selo a seguir vale menos que R$ 5,00:

NETINHA SEM TRAÇOS – 500 RÉIS NA FILIGRANA “CORREIO* P” – RHM Nº 360 – S53409

500 réis Netinha sem traços na filigrana “CORREIO*BRASIL – P” vertical, papel fino, denteação 11, novo com goma “mint”. 

Ou ainda um selo restaurado. Você vê a restauração?

30 RÉIS COM CARIMBO – rhm:001 – S23242

30 réis Olho de Boi com carimbo preto “Correio Geral da Corte”, boas margens e bem restaurado no centro. Peça com certificado de autenticidade. 

IMPORTANTE – O site que você for escolher deve apresentar a imagem da frente e do verso da peça e o mais importante.

SELOS DE ALTO VALOR DEVEM ACOMPANHAR UM CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE E DE QUALIDADE.

Formas de Pagamento