Nasce uma nação


Selo ou não sê-lo ?

Eis a questão!

Nasce uma nação

Durante o século IX, no Grande Império Morávio, formado por tchecos e eslovacos, foi introduzido o cristianismo. No século seguinte, os eslovacos foram incorporados ao reino húngaro, enquanto os tchecos estabeleceram o reino da Boêmia. Durante centenas de anos, muitas guerras religiosas, reforma e contra-reforma ocorreram; até que no século XVIII começou o declínio do reino da Boêmia. Após várias dinastias estrangeiras, tchecos e eslovacos acabaram incorporados ao grande Império austro-húngaro, o maior de língua germânica em 1815.

A primeira guerra mundial, entretanto, reduziu o território austro-húngaro de forma catastrófica. A monarquia Dual amargou a perda de ¾ de seu território e de sua população. Na época dizia-se: " A Áustria renuncia a viver".

O tratado de St. Germain lavrado em setembro de 1919 ratificava esta frase.

Por outro lado, renascia uma "jovem" e talentosa nação: A Checoslováquia. Em 28 de outubro de 1918, este país proclamou a sua independência e teve como seu primeiro presidente o líder nacionalista Thomas Masaryk.

Vale lembrar também que toda e qualquer nação emergente luta para possuir "um selo postal".

O selo postal é também uma forma de reconhecimento de independência e soberania. Quando aceito por terceiros gera autonomia e liberdade. Claro que esta nova nação, ansiosa em obter tudo isso, tratou de fabricar rapidamente os seus selos postais.

As primeiras tentativas de emprego do selo postal por parte desta nova nação, que tinha muita pressa em ser reconhecida, ocorreu mediante o emprego de selos austríacos e húngaros com sobrecargas diversas. O comitê revolucionário foi quem preparou estas sobrecargas em Praga, capital desta nova nação. Estes selos, entretanto, não foram reconhecidos pelas direções centrais dos correios.

Sobrecargas da época, aplicadas sobre selos austríacos. São peças muito procuradas por colecionadores especializados neste setor.

Na época, não existia na Checoslováquia um serviço postal regular, e, por outro lado, era vital o estabelecimento de uma comunicação rápida e segura, principalmente entre os novos dirigentes.

Foi nesta ocasião que os jovens escoteiros tchecos saltaram na frente e estabeleceram um serviço postal que funcionou durante quatro semanas. Os escoteiros trabalhavam dia e noite, a pé ou empregando qualquer meio de locomoção e ligavam regularmente as autoridades no parlamento, na prefeitura, nos gabinetes e até na residência presidencial.

Em 7 de novembro, o comitê nacional instituiu um "Regulamento de Serviços Postais dos Escoteiros Tchecos" e nesta mesma data foram lançados os selos apresentados neste artigo.

E3421-1918-ESCOTISMO-RARO ENVELOPE POSTA SKAUTÚ-TCHECOSLOVAQUIA
ESCOTISMO - 1918 - Checoslováquia - Envelope circulado com o selo do escoteiro e carimbo "POSTA SKAUTÚ" e "NV" sobre o selo.

Os selos têm na parte superior a inscrição "Pošta Èeskych Skautu" que significa "Correio dos Escoteiros Tchecos" e na parte inferior "Ve Sluzbách Národní Vlády" que vem a ser "Em serviço do governo nacional".

As mensagens conduzidas pelos escoteiros, com estes selos, eram pagas pelo destinatário, como na época dos pré-filatélicos. Cada remessa era assinada pelo destinatário em um livro conduzido pelo escoteiro, ou mesmo no envelope que continha a missiva. De volta na central dos escoteiros, esta assinatura era obliterada mediante um carimbo de borracha. Este serviço funcionou com autorização oficial até 25 de novembro de 1918.

Além dos selos, foi impressa uma pequena quantidade de Inteiros Postais, do tipo cartão postal, no valor de 10 Heller.

ENVELOPE DE PRIMEIRO DIA DOS USA EM HOMENAGEM A MASARYK

O serviço postal dos escoteiros voltou a funcionara em 21 de dezembro de 1918, dia da visita do Presidente Masaryk ao "campus", porém, sem motivos postais que justificassem tal medida, 600 séries desta emissão com a sobrecarga "Prijezd presidenta Masaryka" foram confeccionadas.

Thomas G.Masaryk (1850-1937)

Seriam estes selos a primeira emissão desta nova nação? Alguns catálogos internacionais nem mencionam a sua existência, enquanto outros os classificam como selos de serviço. Fica então no ar a velha pergunta: Selo ou não Sê-lo ? Eis a questão.

Formas de Pagamento