G.GAENSLY-POSTAIS DE SÃO PAULO


G.GAENSLY-POSTAIS DE SÃO PAULO

Na década de 70 aprendi a dirigir num Aero Willys. Em uma das viagens ao Rio de Janeiro meus pais permitiram que eu experimentasse algumas manobras no antigo Clube dos 500, perto de Guaratinguetá. Numa curva de uma estrada de terra, eu virei para um lado e o carro seguiu reto. Não obedeceu. Bumba, derrubei uma enorme árvore e o carro ficou sem condições de continuar a viagem. Um transtorno.

O carro foi vendido e logo adquirimos um Simca Chambord. Na época era um show de automóvel, de origem francesa, nas versões três andorinhas e tufão. O nosso era azul e branco, três andorinhas.

O tempo passou tudo mudou e com filhos já com idade suficiente para admirar um belo carro eu falei dos Aero Willys, Simcas, Gordines, Dauphines, Interlagos, Uirapurus, Pumas, Dkws, etc. e eles nunca ouvirão falar disso. Nunca haviam visto um destes raros automóveis.

Fui procurar automóveis de brinquedo, miniaturas e achei de tudo (norte americano ou europeu). Até cheguei a ganhar de presente um caminhão dos Correios dos Estados Unidos de 1953 (ano em que eu nasci).

Mostrar os nossos automóveis das décadas passadas, entretanto, parecia uma MISSÃO IMPOSSÍVEL, até que em 2001 saiu um bloco comemorativo (RHM nº. B-120).

Ele mostra uma Romi Iseta, um DKW, um Gordini, um Fusca 1.200. Um Simca Chambord e um AERO WILLYS.

Voltei para casa animado para mostrar como eram os carros de antigamente. Claro que eu poderia levá-los a uma feira de colecionadores que se reúnem regularmente, mas mais uma vez eu percebi como a filatelia pode nos ajudar.

Há bem pouco tempo atrás me deparei com algo que me fez lembrar desta história. Como paulistano resolvi aprofundar-me e saber como era a minha cidade.

De imediato encontrei os postais de Guilherme Gaensly, suíço-brasileiro que registrou a minha cidade na virada do século XIX para XX.

GUILHERME GAENSLY

ESTAÇÃO DA LUZ

Nascido em 1843 na cidade de Welhausen na Suíça, este fotógrafo começou o seu trabalho na Bahia em 1871 e transfere-se para São Paulo em 1895.

Em 1900 desfez a sociedade com Lindemann e a sua firma passa a chamar-se Photographia Gaensly.

Entre 1900 e 1910 a sua empresa na Rua Boa Vista, edita várias séries de cartões postais sobre a cidade de São Paulo.

AVENIDA SÃO JOÃO

Duas destas séries são numeradas (uma de 001 até 100) e uma segunda (séries A e B) de 1 até 50.

Colecionar este tipo de postal resgata o nosso passado. Estes são numerados o que nos lembra a nossa infância (álbuns de figurinha).

AVENIDA PAULISTA

Uma mistura interessante de álbum de figurinha, um passeio ao passado e filatelia.

Experimente você também e visite o site www.oselo.com.br.

Formas de Pagamento