GEMINI I


GEMINI I

Efemérides dia 08 de abril:  1964 — Realizado o voo de teste da Gemini I.

Gemini I foi um voo não-tripulado do Projeto Gemini realizado pela NASA em 1964, o primeiro teste de voo das espaçonaves Gemini e o início do segundo programa de voos tripulados do programa espacial norte-americano depois do Projeto Mercury.

A missão planejada foi bem curta e só durou o tempo para que a Gemini I realizasse três órbitas. A nave continuou conectada ao segundo estágio do foguete e não havia nenhum plano para recuperá-la.

Os principais objetivos foram os testes da integridade estrutural da nave e do modificado ICBM (Míssil balístico intercontinental) Titan II. Além disso, seriam os primeiros testes dos novos sistemas de comunicação e de rastreamento do Programa e uma forma de treinamento para o grupo de suporte terrestre que assistiria a primeira missão tripulada.

A Gemini I foi construída especificamente para essa missão. Não tinha, por exemplo, sistemas de suporte de vida. Embora construída com um escudo de calor, o mesmo tinha quatro buracos furados intencionalmente para se ter certeza de que a nave fosse destruída durante a reentrada. No lugar de uma tripulação, colchões com equipamentos que mostravam a telemetria medindo pressão, vibração, aceleração, temperatura, e a resistência estrutural durante o curto voo.

O lançamento da Gemini I ocorreu em 8 de abril de 1964. Após dois minutos e meio do lançamento, o primeiro estágio separou-se aproximadamente a 64 km de altura. A nave estava em órbita cinco minutos e meio depois. O único problema encontrado foi com o veículo de lançamento, que providenciou um pouco mais de velocidade que o esperado, colocando a nave em órbita com um apogeu de 320 km ao invés de 299 km.

Três órbitas depois a missão oficialmente terminou. Não havia planos para usar os foguetes ou os propulsores da nave para uma reentrada, já que a nave iria reentrar sozinha dentro de quatro dias. A Gemini I permaneceu acoplada ao segundo estágio do Titan II durante os quatro dias de permaneceu em órbita.

Fonte: wikipedia

Formas de Pagamento