Filaturismo Poético – Percorrendo a América do Sul Através das Letras e dos Selos Postais Brasil


Filaturismo Poético – Percorrendo a América do Sul Através das Letras e dos Selos Postais

Brasil

Série Bandeiras – Brasil – Emissão Postal das Nações Unidas de 23 de setembro de 1983.

Localização: Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador, sendo limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como o Atol das Rocas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único habitado por civis), Trindade e Martim Vaz.

Área: 8.515.767,049 km².

População: 210.147.125 habitantes (estimativa 2019).

Capital: Brasília.

Economia: A economia brasileira gira em torno dos principais produtos de exportação do país, dentre eles o minério de ferro, aço, soja e produtos derivados, automóveis e peças automotivas, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e frango.

Defesa do Meio Ambiente – Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas do Iguaçu – Emissão Brasileira de 21 de setembro de 1978. Código RHM C1053.

Clima: principalmente tropical, mas subtropical ao sul.

Vegetação: Os biomas do Brasil são: Amazônia (maior extensão contínua de florestas da Terra), Caatinga (formações vegetais esparsas e deciduais, desenvolvendo-se sob uma estação curta de chuvas e um longo período de estiagem), Cerrado (grande variedade de ambientes, desde formações campestres até concentrações arbóreas, em função da grande área sobre o qual se estende), Mata Atlântica (florestas densas, com árvores altas,  ao longo do litoral brasileiro), Pantanal (grande mosaico de vegetação típica de cerrados, florestas e vegetação higrófila) e o Pampa (grandes extensões de vegetação campestre, onde as gramíneas encontram-se em banhados próximo ao litoral e sobre as colinas suaves do interior).

Comidas e Bebidas Típicas: A cozinha brasileira varia muito de acordo com a região, refletindo a combinação de populações nativas e de imigrantes pelo país. Isto criou uma cozinha nacional marcada pela preservação das diferenças regionais. Os exemplos são a feijoada à brasileira, considerada o principal prato nacional; e os alimentos regionais, como beiju, feijão-tropeiro, vatapá, moqueca, polenta, pão de queijo e acarajé. Ingredientes utilizados originalmente pelos povos indígenas no Brasil incluem a mandioca, guaraná, açaí, cumaru e tacacá. A partir daí, muitas ondas de imigrantes trouxeram alguns de seus pratos típicos, substituindo ingredientes em falta com equivalentes locais. Os escravos africanos também tiveram um papel no desenvolvimento da culinária brasileira, especialmente nos estados costeiros.

Turismo: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Instituto Inhotim, Elevador Lacerda, Museu de Arte de São Paulo, Parque do Ibirapuera, Centro Histórico de Porto Seguro, Parque Nacional do Iguaçu, Praias de Recife, Encontro das Águas, Bonito.

Curiosidade: Durante o período colonial no Brasil, sendo mais precisamente no ano de 1763, o Rio de Janeiro se tornou capital de Portugal, tornando-se assim a primeira e única capital europeia fora do território europeu.

E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar sozinho, à noite

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Antônio Gonçalves Dias, nascido em Caxias, estado do Maranhão (Brasil) em 10 de agosto de 1823 e falecido em Guimarães, estado do Maranhão (Brasil) em 03 de novembro de 1864).

Bibliografia:

Sites: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

https://educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/economia-brasileira

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/geografia-fisica-brasil.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil

https://go.hurb.com/principais-pontos-turisticos-do-brasil/

https://segredosdomundo.r7.com/curiosidades-sobre-o-brasil/

Imagens dos Selos:

Bandeira do Brasil: https://i.colnect.net/b/763/649/Brazil.jpg

Cataratas do Iguaçu: https://oselo.com.br/catálogo (pesquisa ano 1978)

 

Formas de Pagamento