EU NASCI ASSIM!


EU NASCI ASSIM!

Existem histórias interessantes a respeito da filatelia e em particular da compra de selos à distância.

Há muitos anos atrás uma jovem colecionadora do Vale do Paraíba decidiu adquirir os anos completos na RHM. Como geralmente acontece a pessoa inicia pelos anos modernos e vai adquirindo anos completos mais antigos.

Depois de um tempo ela parou de comprar. Anos mais tarde eu recebi uma dela com o seguinte conteúdo:

“Parei de adquirir ANOS COMPLETOS, pois não fiquei satisfeita”. No último ano completo que comprei alguns selos estavam com “confetes”. Para quem não sabe o "confete" é a parte da perfuração ainda presa no selo.

“A qualidade dos selos deixa a desejar.”

Faltou a explicação: EU NASCI ASSIM.

Os selos da década de 50 e 60 QUASE SEMPRE apresentam “CONFETES”. Eles foram produzidos desta forma e não convém removê-los. Você pode até estragar os selos.

Nesta galeria do “EU NASCI ASSIM” eu destaco:

EXEMPLO 1-18 de outubro de 1967 – SEMANA DA ASA – BLOCO B-23

Este bloco apresenta SEMPRE um traço (veja a ilustração a seguir) no canto. Ele nasceu assim.

Eu nunca vi um B-23 sem este traço e acredito que não exista.

EXEMPLO 2-Império 1850 – 600 réis VERTICAL

Todos os selos de 600 réis Vertical apresentam no canto inferior direito um traço (tipo chapa quebrada). Até as provas apresentam este traço. Também não conheço nenhum exemplar sem este traço.

EXEMPLO 3 – 6 de março de 1917 – CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE PERNAMBUCO

O famoso C-12. Não conheço nenhum exemplar bem centrado e com a denteação perfeita. Ele nasceu torto e assim ele é. Mal centrado, denteação irregular. Não adianta procurar, pois até nos pedaços de folha ele é assim. Temos até uma folha inteira para comprovar que não adianta procurar um exemplar centrado.

EXEMPLO 4- 15 de fevereiro de 1952 – GUARARAPES-C-243 E A-71

Estes selos e muitos outros deste período foram impressos na Casa da Moeda quando ainda não havia climatização ambiental.

Para a impressão ser viável as folhas (que com o calor enrolavam) foram dobradas. O resultado é que estes selos (mais visível nos selos de tamanho grande) apresentam dobras “naturais”. Também neste caso podemos dizer que os selos NASCERAM ASSIM. Nas folhas completas verificamos ser quase impossível retirar um único exemplar sem estas dobras.

EXEMPLO 5 – CONFETES – RESTOS DA PERFURAÇÃO

A denteação foi realizada na Casa da Moeda de três formas diferentes:

Em linha, pente e em bloco.

Em muitos casos os restos da “picotagem” ainda fazem parte do selo, resultando no que chamamos de “CONFETES”. A seguir alguns exemplos de selos com os referidos restos de picotes. Veja acima um B-20 repleto de "CONFETES".

Existem outros exemplos de “EU NASCI ASSIM”.

Assim que eu lembrar de outros casos atualizarei esta matéria.

Uma experiência interessante: Na década de 90 eu participei do lançamento “SELOS DE TODO MUNDO” realizado pela Nova Cultural. Os fascículos foram um sucesso estrondoso e havia um telefone para os compradores realizarem eventuais reclamações.

Em um dia a empresa havia recebido 6 telefonemas reclamando da qualidade dos selos. O gerente comercial, amigo meu, deu a seguinte ordem: Parem tudo, vamos revisar todos os fascículos.

Espantado eu disse: Mas foram vendidos 170.000 fascículos e temos apenas 6 reclamações.

Ele respondeu: Isso é muito. O brasileiro prefere deixar de comprar ao invés de reclamar. Quando são 6 devemos parar tudo.

Aprendi que é assim que funciona por aqui e sugiro que caso você tenha alguma dúvida a respeito de qualquer compra... ENTRE EM CONTATO E RECLAME.

Vamos procurar corrigir as nossas falhas e em alguns casos incluir mais alguns itens no “EU NASCI ASSIM”.

Formas de Pagamento