EMISSÕES POSTAIS CONJUNTAS


EMISSÕES POSTAIS CONJUNTAS

Um capítulo interessante da filatelia, e que pode render uma bela coleção temática, são as emissões conjuntas entre dois ou mais países, que são selos comemorativos de um mesmo tema, em regra com a mesma arte, quase idênticos, porém tendo casos que nem se assemelham. 

Para se estabelecer uma emissão conjunta é necessário ser feito um acordo formal entre os correios dos países envolvidos.

Essas emissões são alusivas  a grandes eventos, campanhas em prol de uma mobilidade social, tais como o combate a descriminações, fome e doenças, preservação da natureza, personalidades comuns e que contribuíram para os países envolvidos, etc.

As emissões conjuntas estão previstas na Portaria do MCTIC nº 3.063, de 12.06.2018, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no artigo:

“Art. 1º Esta Portaria estabelece os critérios e os procedimentos para elaboração do Programa de Selos Postais – PSP, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.”; ...e no artigo:

“Art. 3º A emissão de Selo Comemorativo ou de Selo Especial será alusiva, ao menos, a um dos seguintes temas: ...

V - Emissão Conjunta: emissão com temática comum e com mesmo motivo, geralmente com a mesma arte, proveniente de acordo entre dois ou mais países;”

Exemplo de emissão conjunta entre os países irmãos Brasil e Portugal, onde os selos são idênticos.

  

            Brasil                                                   Portugal

 

 

 

 

 

Essa emissão conjunta de 2012, denominada “A Força da Língua”, tem uma temática abrangente, pois trata da língua portuguesa, trazendo a literatura ao fundo, e personalidades, homenageando os grandes escritores da língua portuguesa, Fernando Pessoa e Cruz e Sousa, português e brasileiro, respectivamente.

Exemplo de emissão conjunta Brasil e Ucrânia, esta de 2011 comemora os 120 anos do início da imigração ucraniana no Brasil, nesta os selos são totalmente diferentes.

      

                  Brasil                                                   Ucrânia

Essas emissões conjuntas são de tal importância que vão além da filatelia, pois estabelecem uma relação de diplomacia, integrando  amizade e cultura entre os países e seus povos.

A emissão conjunta Brasil e China de 2000, retrata a importância dessas relações diplomáticas, comemorando os 25 anos das relações de diplomacia entre os dois países.

      Brasil                                                          China

     Brasil                                                          China

Uma outra emissão conjunta de 2002 do Brasil com outros 6 países: Argentina, Uruguai, França, Alemanha, Itália e Inglaterra, até então os campeões mundiais de futebol, e comemorativa as referidas conquistas desses países, traz uma curiosidade que afetou essa emissão.

Os Correios confeccionaram uma pasta especial devido a importância desses selos, que traz uma paixão mundial: O Futebol.

Nessa pasta deveria vir todos os selos dessa emissão conjunta, fato este diferenciado, pois os Correios do Brasil estariam vendendo os selos estrangeiros nesta embalagem.

Mas não foi bem assim, eis as explicações:

- A Inglaterra, não participou dessa emissão, fato este apenas notificado na pasta, mas não esclarecido.

- A Itália participou da emissão, mas não disponibilizou os selos para a composição da pasta.

Vide notas 1 e 2 destacadas da pasta:

Imagens internas da pasta com os selos:

Imagem do selo da Itália que não foi vendido junto com a pasta.

Na década de 60, tivemos uma campanha mundial contra o paludismo ou malária, e a filatelia teve seu papel na divulgação dessa mobilização, através  dos selos e séries com  temática de combate a malária e ao mosquito transmissor da doença, inclusive emissões conjuntas.

- Emissão conjunta de 1962 entre países de língua portuguesa: Estado da Índia, Cabo Verde, Guiné, Macau, Timor e Angola

- Emissão conjunta de 1962 com 15 países africanos:  República Centro Africana, Chade, Mauritânia, Mali, Madagáscar, Auto-Volta, Senegal, Daomé, Costa de Marfim, Gabão, Comores, Congo, Niger, Camarões e Somália.

Para os filatelistas que colecionam emissões conjuntas , ou aqueles que pretendem iniciar e conhecer mais sobre o assunto, recomendo e deixo aqui 2 indicações:

 

- Excelente trabalho de pesquisa do amigo Filatelista José Carlos Marques de São Paulo, onde ele relaciona e comenta as emissões conjuntas do Brasil e outros países.

https://www.filateliaananias.com.br/emissoes-conjuntas-brasil-outros-paises/

 

- Site de emissões conjuntas mundiais – Joint Stamp Issues

http://www.philarz.net/

Por Paulo Ananias Silva

www.filateliaananias.com.br

e-mail: paulos0101@gmail.com

Formas de Pagamento