DIA 26 DE SETEMBRO – METRÔ DE SÃO PAULO


DIA 26 DE SETEMBRO – METRÔ DE SÃO PAULO

O metrô paulista foi inaugurado no dia 14 de setembro de 1974. Atualmente com 97,2 km é o maior sistema de transporte metroviário brasileiro. São 86 estações com as seguintes linhas: 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi); 2 – Verde (Vila Madalena – Vila Prudente); 3 – Vermelha (Corinthians – Itaquera – Palmeiras – Barra Funda); 4 – Amarela (Luz – São Paulo – Morumbi); 5 – Lilás (Capão Redondo – Chácara Klabin) e 15 – Prata (Vila Prudente – Jardim Planalto). Cerca de 5 milhões de pessoas são transportadas diariamente. Apesar de ser relativamente novo em comparação com o de Londres, Buenos Aires e Moscou hoje não se pode imaginar a cidade sem o “Metrô”.

Selo comemorativo de 26 – 09 – 1976 – rhm:c0955

A minha participação e uma história curiosa.

Participei do projeto da extensão norte da linha azul em 1981, juntamente com uma empresa austríaca de projetos. O desafio na época, era construir cerca de apenas 400 metros de túnel pelo sistema austríaco, até então uma novidade. Como engenheiro geotécnico do projeto fui responsável de calcular os efeitos do rebaixamento do lençol freático nas construções da Avenida Dr. Zuquim.

Pelos meus cálculos uma propriedade situada na esquina da avenida Zuquim (um edifício de 3 andares) deveria ser derrubado. Este edifício não estava relacionado na lista de desapropriações. Levei os meus cálculos para os meus superiores e disse que seria necessário congelar o subsolo para a construção do túnel ou remover o edifício. Eles não acreditaram. Levei o meu relatório a um amigo que trabalhava na geotecnia do Metrô e pedi que ele protocolasse o documento.

Para encurtar a história: o edifício caiu. Eu já estava trabalhando em outra empresa quando fui chamado. Bastou mostrar o meu relatório e pronto. Fiquei aliviado, pois poderia perder o meu CREA.

Anos depois recebi uma ligação na RHM. Eu já era filatelista e não exercia mais a minha antiga profissão. Era um cliente que desejava comprar selos de boa qualidade. Na época era tudo por telefone. Perguntei: qual o endereço para a remessa? Ele respondeu: Avenida Dr. Zuquim. Eu fiquei pasmo. Era próximo ao edifício que ruiu e conversando com ele descobri o seguinte. Ele era dono do imóvel que caiu e por isso recebeu uma quantia expressiva e que por isso estava comprando selos, além de já ter comprado um sítio e um outro imóvel. Parte do edifício virou uma coleção de selos do Brasil Império.

Formas de Pagamento