DIA 18 DE OUTUBRO – MORRE O INVENTOR DO TELEFONE


DIA 18 DE OUTUBRO – MORRE O INVENTOR DO TELEFONE

Você acredita que o inventor do telefone foi Alexander Graham Bell?

Não foi. O inventor do telefone foi Antonio Santi Giuseppe Meucci, italiano nascido em Florença no dia 13 de abril de 1808 e falecido em New York no dia 18 de outubro de 1889.

Estudou engenharia química e industrial na sua cidade natal e não terminou seus estudos por falta de recursos. Preso por participação no movimento de unificação da Itália entre 1833 e 1834, casou-se com Ester Mochi em agosto de 1834.

Em 1835 emigrou para Cuba e em 1850 para os Estados Unidos. Em 1851 hospedou o seu amigo Giuseppe Garibaldi. Em 1856 ele construiu um telefone eletromagnético, chamado por ele de telettrofono, que ligava o seu escritório ao quarto no segundo andar. Podia, assim, falar com a sua esposa, que sofria de reumatismo.

Por falta de recursos conseguiu apenas uma patente provisória (patente caveat) e enviou os detalhes e um modelo para a empresa Western Union. Esta empresa disse não ter interesse e quando Meucci pediu a devolução, em 1874, alegaram que haviam perdido tudo. Dois anos mais tarde, Alexander Graham Bell conseguiu a patente do telefone e fez um negócio lucrativo com a empresa citada.

Meucci processou Bell, mas faleceu antes do resultado final.

No dia 11 de junho de 2002, Meucci foi reconhecido como o inventor do telefone por resolução nº 269 do Congresso dos Estados Unidos.

Selo comemorativo de 10 de março de 1876 pelo centenário do telefone de Graham Bell, rhm:c0925.

Faltou emitir um selo em homenagem ao Antonio Meucci para homengear a pessoa correta.

Formas de Pagamento