COMO ERA O PAGAMENTO ANTES DO SELO?


COMO ERA O PAGAMENTO ANTES DO SELO?

A correspondência, muito antes do selo postal, já existia e circulava principalmente entre as grandes cidades (Rio de Janeiro, Salvador e Recife) e Portugal. Chamamos a isso de Correio Marítimo.

 

E1783-1826-SOBRECARTA DO RIO PARA O PORTO COM 80 RS

1826 – Capa de sobrecarta enviada do Rio de Janeiro para o Porto, Portugal com taxa 80 réis e carimbo CORREIO MARITIMO.

O correio dentro do território nacional era escasso. As estradas mal existiam e em 20 de abril de 1730 a Coroa Portuguesa havia proibido o estabelecimento de linhas postais para o interior.

Havia ocorrido a famosa revolta de Filipe dos Santos em Minas Gerais e uma forma de reduzir os conflitos, conspirações era dificultar a comunicação.

Cabia aos viajantes, tropeiros a condução de cartas, bilhetes e mensagens.

Além mar, no século XVII, são conhecidas 4 peças até o momento. A mais antiga conhecida é de 1841. A seguir mostramos uma carta de jesuítas de 1682 (uma das 4 mencionadas).

10 de abril de 1682 - Sobrecarta completa do Pará para a Ilha do Fayal, enviada por Jesuítas no Brasil.

Uma das poucas peças conhecidas deste período dos Correio-Mores.

Dentro do Brasil a carta circulada mais antiga conhecida é de 1767 entre a atual Cruzilia (antigamente Encruzilhada) em Minas Gerais para Parati, RJ (escrito na época Paratti).

Neste período não havia a cobrança de tarifas postais. Eram prestados favores.

15 de novembro de 1767 - Sobrecarta enviada de Encruzilhada

(hoje cidade de Cruzília MG) para Paratti (RJ). Percurso passando pelas barreiras de MG - SP - RJ.

Época I – Administração de José Antonio de Souza Coutinho da Matta.

(10ª Correio-Mor do Reino e do Mar – 1735-1790).

Nota Histórica – Encruzilhada (MG) primitivamente Sítio de Manoel de Sá que obteve a sesmaria em 1726 – depois São Sebastião da Encruzilhada, sendo elevada à Freguesia pela Lei n.º 1.997 de 14.11.1873 pertencendo ao Termo de Baependy (MG).

Em 20 de janeiro de 1798 uma lei decretada pela Rainha D. Maria I estabeleceu as tarifas postais para as cartas de ultramar e o primeiro porte foi fixado (Portugal/Brasil) em 80 réis (metade para a Ilha da Madeira).

Dentro do território nacional a tarifa era calculada em 10 réis para cada 15 léguas. Em 1829, com a centralização dos serviços postais, saiu uma tabela de portes que seriam pagos no destino e a limitação de 200 réis para cartas enviadas para localidades distantes (mais de 300 léguas).

O PORTE ERA PAGO NO DESTINO

O porte era pago na chegada e em função da distância. Repare que as cartas não apresentam o endereço e não tem remetente. Não existiam envelopes. A seguir exemplo de peça com pagamento no destino.

1839 - CARIMBO "COCAES"

10 de novembro de 1839 – Sobrecarta de Cocaes para o Rio de Janeiro com 80 réis pagos no destino e carimbo linear COCAES na cor sépia.

Por isso mesmo é muito raro encontrar uma sobrecarta pré-filatélica com pagamento antecipado de tarifa. Quando isso ocorre vê-se a indicação PG e em seguida o valor pago adiantado. Existem carimbos com a indicação PORTE PAGO, mas são muito raras.

E1792-1828-RARO PRÉ-PAGAMENTO NO PRÉ DE SP P/RIO

25 de abril de 1828 – Sobrecarta pré-filatélica completa com texto de

São Paulo para o Rio com o carimbo S.PAULO com moldura. Peça em bom estado mas difícil mesmo é achar uma peça com pré-pagamento de 100 réis Como receber uma carta de um desconhecido e pagar por ela?

Isso de fato podia acontecer, mas em muitos casos a indicação do remetente vinha em forma de sinal secreto. Isso nos leva a crer que membros de confrarias secretas tinham seus sinais de reconhecimento.

Estudando a pré-filatelia você acabará descobrindo estes sinais e em alguns caso poderá até saber o grau de adiantamento de um determinado remetente.

A filatelia e a pré-filatelia reservam mistérios e surpresas que apenas alguns poucos iniciados e escolhidos tem o prazer de conhecer.

Por Peter Meyer

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