COLECIONADOR PERGUNTA 003-B-7 E B-8


COLECIONADOR PERGUNTA 003

Eu gostaria de saber quais são as diferenças entre o B-7 e o B-8 eles são considerados diferentes somente por causa do tamanho? Sim e somente pela altura.
Porque eles foram impressos em tamanhos diferentes? Falta de controle de qualidade.
Foi um erro ou foi proposital? Não, foi um acidente.

Cada emissão postal tem uma história. Esta eu conheci, pois foi contada pelo meu pai (RHM).
Quando o Brasil comemorou o centenário do selo postal em 1943 havia uma demanda enorme por blocos com carimbos de 1º dia, 2º dia e assim por diante. Os colecionadores, segundo RHM, faziam fila para adquirir blocos com carimbos BRAPEX e circulares de cada dia da exposição.
No primeiro dia o primeiro lote de blocos foi vendido com um tamanho maior (altura superior a 100 milímetros) e a partir do segundo dia em diante apenas com 100 milímetros ou menores que isso.
Com o carimbo sendo utilizado com muita freqüência o B-7 NOVO (e apenas o novo) acabou ficando escasso. Os demais (B-8 e B-7 carimbado) são até comuns.
A demanda foi produzida pelo Álbum da época, pois não é o Catálogo que provoca demanda. O colecionador quer preencher as folhas e no Brasil há um hábito de se colecionar selos novos. Na Alemanha e demais países europeus o selo ou bloco com carimbo são bastante procurados. Os colecionadores do exterior, alemães principalmente, alegam que o selo foi impresso para uma finalidade e o selo ou bloco novo não realizaram a tarefa (são preguiçosos).
Na Brapex II aconteceu algo bastante curioso. O carimbo da exposição foi disponibilizado nas cores azul e preto.
Um filatelista esperto levou uma almofada de tinta na cor lilás e fez algumas peças do B-8 nesta cor. Ele foi descoberto, pois como bom malandro usava calça branca e esta ficou manchada na cor do carimbo. De qualquer forma este bloco com o carimbo BRAPEX na cor lilás existe e colecionadores avançados procuram por ele. Como ele não está em nenhum álbum impresso a sua demanda também não é grande.



No final quando o colecionador opta por um álbum de qualquer marca ele já definiu como será a sua coleção e será de certa forma “obrigado” a adquirir aquilo que o editor programou.
Foi isso que aconteceu com o selo aéreo A-44G, uma excelente variedade impulsionada e valorizada por um álbum que atualmente nem é mais produzido.
Procure fazer o seu álbum e siga as suas preferências antes de tudo.
COLECIONE COM LIBERDADE, pois atualmente ficou muito mais fácil produzir o próprio álbum em sua casa.
Sendo assim esqueça até os nossos álbuns oferecidos no site.











Formas de Pagamento