CARIMBOLOGIA


CARIMBOLOGIA

Mesmo antes do selo postal já existia o carimbo postal.

Essa marcas tem uma história fascinante e conhecer este MUNDO dos carimbos vale a pena.

Os carimbos começaram a ser utilizados no Brasil no final do século XVIII.

A primeira marca postal brasileira conhecida é de uma sobrecarta de 5 de outubro de 1798 que de Lisboa, passou pelo Rio de Janeiro e foi para as "Minnas Geraes".

No Rio de Janeiro ela recebeu o carimbo CORºDO R.DE JAN da coleção Everaldo Nigro Santos.

PRIMEIRA SOBRECARTA BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE UM CARIMBO DOS CORREIOS

PRIMEIRA PEÇA BRASILEIRA COM CARIMBO MARANHÃO PARA LISBOA DE 1799

Coleção Everaldo Nigro Santos

Até 1808, vinda da família Imperial ao Brasil, são escassas as cartas com carimbos, chamados de pré-filatélicas, ou como prefere o ilustra filatelista Renato do Amaral Machado, pré-sigílicos.

Os carimbos eram lineares, com ou sem moldura, e sem data.

Uma classificação destes carimbos você encontra do Catálogo de Selos do Brasil de 2008, 56ª Edição.

O primeiro carimbo circular com data que se tem notícia no Brasil vem de Santa Catarina (Circular Correio Geral de S.Catharina).

Com a introdução do selo postal no Brasil temos o aparecimento do carimbo circular do Rio de Janeiro, capital do Brasil nesta época.

E2327-SOBRECAPA RIO DE JANEIRO-WAKEFIELD 4 de outubro de 1847 – Capa de sobrecarta do Rio de Janeiro para Wakefield com taxa 2/9 manuscrita e carimbo P-RJ-38

S6225-30 RÉIS OLHO DE BOI-PAR COM CARIMBO 1/1/1843
1843 – Peça antológica da filatelia brasileira- Par do 30 réis Olho de Boi com carimbo 1 de janeiro de 1843, antes do Primeiro Dia. Um erro no datador do carimbo. Peça para importante coleção de selos do Brasil, apenas dois pares conhecidos.

CARTA COM 60 RÉIS OLHO DE BOI PARA CUNHA E CARIMBO DATADOR CIRCULAR

Foram dois tipos diferentes de carimbos circulares datadores e isso foi muito inteligente, pois além de anular o selo postal, evitando a sua reutilização, o carimbo FALADO, dizia a data e a origem da sobrecarta. Na Grã-Bretanha o carimbo inicialmente utilizado sobre os selos tinha a forma de uma cruz de malta. É possível através de pequenas diferenças nos desenhos desta cruz saber a cidade de origem da respectiva missiva. Um trabalho árduo conseguir esta catalogação. Ao lado do selo postal a Grã-Bretanha utilizava um circular datador.

SELOS DE 60 RÉIS

SELOS DE 100 RÉIS

Em 1866 houve no Brasil uma grande reforma postal. Ela alterou a tarifa de 60 réis para 100 réis e unificou a forma de envio. Antes pagava-se por carta marítima o dobro da tarifa terrestre. Após 1866 a tarifa foi unida. Mais tarde, com o nascimento do Correio aéreo, voltamos a ter a dicotomia tarifária, extinta em 1934.

Com esta grande reforma o Brasil, copiando a Grã-Bretanha, criou o carimbo MUDO obliterador e o circular datado era aposto na sobrecarta. Desta forma podemos saber a origem de um determinado carimbo MUDO apenas conhecendo uma sobrecarta completa ou parcial (fragmento).

Veja o exemplo a seguir.

S1764-1878-FRAGMENTO COM CARIMBO ANTONINA-20+80 RS
1878- Fragmento com 20 + 80 réis D.Pedro II, percê com carimbo mudo figurativo sobre os selos, Paulo Ayres 783 e ao lado circular ANTONINA, Paraná. Diz a lenda que o carimbo era a fivela do cinto do funcionário dos Correios locais.

Passou a ser passatempo de alguns filatelistas descobrir a origem dos diversos carimbos mudos.

Neste mesma época o Brasil recebeu os carimbos denominados "tipo Francês".

Um pequeno carimbo circular com datador móvel central. Existem peças com a data em espanhol e em francês.

S3239-CARIMBOS TIPO FRANCÊS-8 DIFERENTES S/CRUZEIROS
Lindo conjunto de 8 selos Cruzeiro, todos com carimbos do tipo Francês, sendo: Villa Bella/PE, Bragança, Pindamonhangaba, Limeira, Queluz, Dous Corregos/SP, São Sebastião e S.José dos Campos.

Há diversas formas de se colecionar CARIMBOS. Vamos listar algumas das idéias nesta área:

1-Carimbos pré-filatélicos – sobre sobrecartas pré-filatélicas e também sobre selos postais. Existem peças até 1866 com estas marcas postais. Sobre Olhos-de-Boi é um divertimento para quem pode gastar dinheiro.

S6021-1843-OLHO DE BOI 60 RÉIS COM CARIMBO SOROCABA PRETO
1843 – 60 réis Olho-de-Boi com boas margens, perfeito e carimbo SOROCABA na cor preta.

S4560-1850-60 RÉIS VERTICAL-CARIMBO FRIBURGO
1850 – 60 réis Vertical com carimbo tipo pré-filatélico FRIBURGO – nº 14.

2-Carimbos Mudos – Classificados no catálogo Enciclopédico e na inigualável obra de Paulo Ayres, formam um conjunto interessante que pode ainda ser subdividido em outras categorias: raiados, figurativos, oficiais, etc.

S1751-CARIMBO MOSCA SOBRE 100 RÉIS D. PEDRO
1866 – carimbo mudo de MOSCA, Paulo Ayres 801 sobre 100 réis D.Pedro II, denteado.

3-Carimbos grafados com e/ou sem data – Formam outro belo conjunto repleto de pesquisa e divertimento.

4-Carimbos estrangeiros sobre selos brasileiros – Outra forma incrível de reunir jóias do Brasil Império e República também. Ver Enciclopédico.

Capa do catálogo enciclopédico. Medalha de Ouro, com prêmio especial e felicitações do Juri na PHILEXFRANCE 99.

S2002-1843-30 réis, Olho de Boi com raríssimo carimbo na cor azul da cidade do Porto, Portugal. Provavelmente peça única. Os Olhos de Boi raramente foram utilizados nas cartas destinadas ao exterior, apenas quando o local de postagem não era Rio de Janeiro, Recife ou Salvador.

S1792-CRUZEIROS- 3 SELOS COM CARIMBOS ESTRANGEIROS
1890- 200 réis com carimbo azul PARIS, 300 réis com carimbo London e outro 300 réis com carimbo norte-americano 12 entre barras.

5- Carimbos franceses (tipo francês) sobre selo brasileiro. Estudar a origem do carimbo, descobrir peças na França com estas marcas e reunir o maior número de peças do setor. Um estudo detalhado encontra-se no Catálogo Enciclopédico.

E1366-1877-CARTA C/100 RS D.PEDRO E TIPO FRANCÊS EM VERDE BARREIRO
7 de julho de 1877 – Sobrecarta completa de São José do Barreiro para o Rio de Janeiro com 100 réis D. Pedro II, percê e carimbo tipo francês na cor verde BARREIRO, com a data em francês 5 JUIL 77, INÉDITO. No interior selo fiscal de 200 réis D. Pedro.

6- Carimbos sobre selos da República, mudos (mais raros) e falados por cidade. É possível colecionar o seu estado (chamado de Província no Império).

7- Carimbos de Primeiro Dia: Os fabricados pelos correios e os ocasionais de pessoas que por acaso enviaram cartas aos amigos no primeiro dia. Claro que esta Segunda opção é muito mais difícil de reunir e por isso mesmo um grande desafio.

E2573-VASP-PRIMEIRO DIA E VITÓRIA DOS ALIADOS
8 de maio de 1945 – Envelope com a série da Vitória dos Aliados endereçada para o filatelista Heitor Sanchez e utilizada no primeiro dia de circulação com carimbo VASP – 9 de maio de 1945-Manhã. Falta aba de fechamento e tem p.f.

8- Carimbos CBC, ou seja, Comemorativos. Um mundo a parte de peças fabricadas para o consumo, mas que nem por isso tem forte apelo.

E0340-1973-FDC028-GONÇALVES DIAS COM CBC E 1º DIA
FDC028-1973 – Envelope de primeiro dia Gonçalves Dias com 1º dia e CBC de São Luis, muito raro. O CBC sobre o selo. Valor de catálogo R$ 1.500

9- Carimbos e franquias mecânicas temáticas. Um mundo de pesquisa e achados filatélicos.

E3573-1859-BOLÍVIA-PRÉ-FILATÉLICO COM POTOSI EM AZUL-ÁGUIA
1859- Bolívia-Sobrecarta pré-filatélica completa, com texto, de 1859 de Potosi para Cubija e belo carimbo POTOSI em azul com águia.

Por ser o Brasil um país onde há muito a se fazer em todos os sentidos, na filatelia o mesmo acontece. Pesquisadores, principalmente na Alemanha e nos USA, estudam a nossa filatelia, pois sabem que no país deles muito pouco pode ser feito. Alguns. Claro, apenas nasceram no país errado. São brasileiros de alma em corpo nascido no exterior. Alguns dos maiores filatelistas que conheço nasceram e moram na Alemanha, USA, Nova Zelândia e Grã-Bretanha.

Encontre uma ou duas razões para ingressar neste MUNDO A SER DESCOBERTO e monte a sua coleção. Você irá desenvolver, pesquisar, descobrir e quem sabe, com bastante dedicação, ser autor de uma capítulo do Catálogo de Selos do Brasil. Quem sabe poderá envelhecer com qualidade de vida e boa memória.

Pense nisso.

Por Vivianne P.M. Fonseca

Formas de Pagamento