A(S) FOLHA(S) DO 10 RÉIS VERTICAL-CATÁLOGO Nº11


A(S) FOLHA(S) DO 10 RÉIS VERTICAL-CATÁLOGO Nº11]

O selo de 10 réis Vertical de 1850 foi emitido para atender às necessidades postais da época. Remessa de impressos, jornais e complemento de porte. Os circulados existem em blocos de 6 (porte de 60 réis) e muitas vezes ele aparece para completar portes ímpares (190 réis, 430 réis, etc.).

Um conhecido comerciante do Rio de Janeiro, Haroldo Burle Marx, irmão do famoso paisagista e amigo do Renato de Amaral Machado (conhecido filatelista) descobriu um tesouro.

Ele recebera uma carta do interior do Brasil com a oferta de uma peça espetacular. Na época tudo era tratado pelo serviço postal e por isso havia uma certa demora.

Tratava-se de uma FOLHA COMPLETA, COM GOMA, do selo de 10 réis vertical de 1850.

Diversas cartas foram trocada até que o comerciante fechou a compra.

Ele estava ansioso para receber a carta com a folha inteira do 10 réis Vertical. Já havia pago o valor combinado e apenas aguardava a remessa.

A SURPRESA

Num determinado dia, penso eu, ele foi à agência do Correio para retirar a preciosa jóia filatélica. Deve ter ficado lívido, assustado quando recebeu um envelope pequeno que de forma alguma poderia conter uma folha completa do 10 réis Vertical.

Ele abriu o envelope e encontrou (veja a imagem abaixo)?

Isso mesmo: 10 blocos de 20 selos cada do 10 réis Vertical.

Para caber num envelope o remetente havia cortado a folha inteira e sem querer (eu imagino) ele cometeu um CRIME FILATÉLICO.

A HISTÓRIA CONTINUA

Um amigo meu, conhecedor deste crime, resolveu ao longo do tempo adquirir os famosos blocos de 20 selos do 10 réis Vertical. Para ele a filatelia é uma terapia e também um quebra-cabeça interessante.

Toda vez que eu encontrava uma peça de 20 selos eu a enviava para este amigo. Foram muitas peças reunidas até que um dia ele telefonou-me e disse: Peter! pare de comprar os blocos de 20 selos do 10 réis Vertical. O Haroldo mentiu demais e hoje sei que eram no mínimo 3 folhas de 10 réis. Tenho três peças de um mesmo canto.

Desta forma descobrimos que o remetente havia cometido não UM CRIME FILATÉLICO, mas sim TRÊS CRIMES filatélicos. Ou seriam mais CRIMES?

Formas de Pagamento