Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - Panamá


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 241 – Março 2023

 

O menor e, ao mesmo tempo, maior meio de transporte que existe é o selo.

 

Muitas vezes só vemos seus detalhes com uma lupa, mas através deles viajamos longe pela geografia, cultura e história de um país ou região.

 

E por falar em viagem, a de hoje será pela história da filatelia no Panamá. Vamos lá?

 

Panamá

Homenagem à Pátria – Bandeira Nacional. Emissão de 14 de novembro de 2018

 

Panamá é um território que foi inicialmente povoado pelas tribos indígenas “chibchas”, “coclé” e “cuevas”. Os primeiros europeus que chegaram à região foram os espanhóis em 1501, com o navegador Rodrigo de Bastidas.

500 Anos do Descobrimento do Istmo do Panamá – Rodrigo de Bastidas encontrando os nativos. Emissão Postal de 2001

 

No ano seguinte foi a vez do genovês Cristóvão Colombo chegar ao território, enviando depois as informações de sua exploração para o navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa. A colonização da região se deu a partir de 1513.

 

Dentro do período como colônia, o Panamá inicialmente fez parte junto com a Colômbia do Novo Reino de Granada, que no século XVIII se transformaria em Vice-Reino.

 

Em 28 de novembro de 1821, com a participação de Simón Bolívar, o país se tornou independente da Espanha e se tornou parte da Grã-Colômbia, junto com a Colômbia, Equador e Venezuela. Em 1830 ocorreu a saída do Equador e da Venezuela, com o território seguindo ligado à Colômbia.

 

A independência definitiva do país se deu em 03 de novembro de 1903, data que ficou conhecida como “Dia da Separação”.

 

 

História Postal

 

As atividades postais no Panamá começaram bem antes da chegada dos espanhóis. O território fazia uso do modelo Paynani, muito utilizado na América Central, onde um mensageiro era responsável por levar as notícias através de uma rota postal que interligava todos as regiões comerciais ou habitáveis do território.

 

Em 1519, na região do Mar do Sul, foi criado o primeiro “canal seco”, rota postal que atravessava o continente. Esta especificamente ligava o sub-istmo do Darién de Santa María ao Golfo de San Miguel e funcionou até 1530.

 

Entre 1530 e 1597 funcionou um novo “canal seco”, chamado de “Camino Real”, que partia da cidade de Nombre de Dios e percorria todo o território; de 1598 a 1855 a rota se iniciava na cidade de Portobelo.

 

Um terceiro “canal seco” existiu entre 1540 e 1855, sendo conhecido como “Camino de Cruces”, funcionando com uma continuidade do segundo, pois a partir das duas cidades as correspondências seguiam por barcos que desembocavam no rio Chagres e iam até o local conhecido como “Cruces”, de onde as mensagens e mercadorias eram levadas por mulas e carroças até a capital, Cidade do Panamá.

 

Em 21 de janeiro de 1843, através de Decreto, foi criado pelo correio panamenho o serviço “Direto e Transversal”, onde as correspondências seguiam por “mala direta” que eram trocadas entre a Administração Geral e seções subordinadas a ela.

 

Com a construção da Estrada de Ferro do Panamá em 1855 aumentou o tráfego postal internacional.

 

Em 26 de janeiro de 1857 foi instituído por Decreto o Serviço Postal no Estado do Panamá. Já em 21 de janeiro de 1878, através do artigo 13 da Lei n° 7, foi criado o Serviço Postal Geral no território.

 

Emissões Postais

 

Os primeiros selos do Panamá foram produzidos em 1878. Entretanto, já havia utilização de selos no território, sendo no caso os selos colombianos, desde o ano de 1859, quando foi emitido o primeiro selo do país.

 

Entretanto, os selos de 1878 causaram uma grande polêmica. Sua emissão foi autorizada em 20 de setembro através de lei promulgada pelo Presidente do Estado Soberano do Panamá, General Buenaventura Correoso, que autorizava o Estado a emitir selos próprios.

A série de quatro selos foi impressa pela empresa Imprenta Paredes Limitadas da Colômbia e trazia um condor segurando um escudo oval que em seu interior mostrava o mapa do Panamá com alguns navios entre os oceanos. Entretanto, a ideia não agradou ao governo de Bogotá, que decidiu por recolher os selos e impedir novas emissões locais.

Entre 1887 e 1888 foi emitida uma série de seis selos, produzida pela empresa Imprenta Villaveses Limitada na Colômbia. Os selos traziam uma imagem mais detalhada do mapa panamenho, mas com a legenda superior “Colombia”.

Ainda em 1888 foi produzido um selo retangular para o serviço de “Registro Postal”, com a letra “R” destacada no lado esquerdo e as legendas “Panama” e “Colombia” na parte superior e inferior direita.

Em 1892 foram emitidos os primeiros selos para uso no “Serviço Telegráfico”, que trazia o “Brasão de Armas da Colômbia” no centro e as legendas “Republica de Colombia – Telegrafos” na parte inferior do círculo e “Departamento de Panama” no círculo interno.

No mesmo ano foi produzida uma série de seis selos encomendada junto à American Bank Note Company, novamente destacando o mapa do Panamá.

Em 1894 apareceram as primeiras emissões com sobrecarga, aproveitando-se as emissões de 1887 e 1892.

Em 10 novembro de 1903, com a independência do país, o nome “Republica de Panama” apareceu pela primeira vez nos selos postais, inicialmente através da aplicação de um “carimbo de borracha” com tinha grossa sobre emissões postais anteriores.

 

Em 11 de junho de 1904 o país se filiou à UPU – União Postal Universal.

Em agosto de 1904 apareceram os primeiros selos trazendo a legenda “Republica de Panama” em emissões produzidas para os serviços postais de “AR” (Aviso de Recebimento) e “Retardo” (taxa de atraso).

Em 1° de novembro de 1906 foram emitidos os primeiros selos trazendo efígies. Na série, foram lançados oito selos, sendo que um deles trazia a imagem de “José de Fábrega e de las Cuevas”, herói da independência do país.

Em 08 de fevereiro de 1929 foram produzidos os primeiros selos para uso no “Serviço Aéreo”. O interessante é que para isso foi feita a aplicação da sobrecarga “Correo Aereo” com um “avião” sobre um selo com a legenda “Entrega Imediata” que traz um entregador fazendo o serviço com uma “bicicleta”.

 

E como curiosidade: um capítulo interessante da história panamenha é que em fevereiro de 1904 foi criada a Zona do Canal do Panamá, onde seria construída essa grande obra de engenharia que hoje conecta os Oceanos Atlântico e Pacífico.

Por conta disso, o transporte de correspondência na região passou a ser com o uso de selos panamenhos e até estadunidenses (país muito interessado na construção da obra) com a sobrecarga “Canal Zone” (Zona do Canal). Um exemplo de selo utilizado foi o apresentado acima, que trazia a efígie de “George Washington”, ex-presidente estadunidense.

A obra foi concluída em 1914. E em 1° de março de 1915 foi homenageada através de uma bela série panamenha com treze selos, sendo um deles trazendo a imagem do “Corte Culebra”, localizado dentro da região do Canal.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira do Panamá: https://i.colnect.net/b/5370/689/Flag-of-Panama.jpg

Rodrigo de Bastidas: https://i.colnect.net/b/1291/155/R-de-Bastidas-meets-Natives.jpg

Brasão de Armas: https://i.colnect.net/b/4986/296/Arms-with-Condor-Isthmus-in-double-circle.jpg

Mapa do Panamá: https://i.colnect.net/b/6436/852/Map-of-Panama.jpg

Registro Postal: https://i.colnect.net/b/2887/817/Registration-Stamp.jpg

Serviço Telegráfico: https://i.colnect.net/b/8231/655/Coat-of-arms.jpg

Mapa American Bank Note: https://i.colnect.net/b/3183/752/Map-of-the-Panama-isthmus.jpg

Sobrecarga 1887: https://i.colnect.net/b/4986/299/Map-of-Panama-Overprint.jpg

Sobrecarga 1892: https://i.colnect.net/b/6485/678/Map-of-Panama-Overprint.jpg

Sobrecarga Republica de Panama: https://i.colnect.net/b/4990/795/Map-of-Panama-Overprinted.jpg

AR: https://i.colnect.net/b/3665/695/With-the-assurance-of-receipt.jpg

Retardo: https://i.colnect.net/b/4990/779/Retardo--Late-Fee-Stamp.jpg

José de Fábrega: https://i.colnect.net/b/2503/811/José-de-Fábrega.jpg

Serviço Aéreo: https://i.colnect.net/b/5555/777/Cyclist-Overprinted.jpg

Canal Zone: https://i.colnect.net/b/2872/367/George-Washington.jpg

Corte Culebra: https://i.colnect.net/b/2492/901/Culebra-Cut.jpg

 

Fontes de pesquisa:

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-panama.htm

https://colnect.com/pt/stamps

https://correospanama.gob.pa/filatelia/

https://correospanama.gob.pa/historia/

https://dbe.rah.es/biografias/78859/jose-de-fabrega-y-de-las-cuevas

https://diplomaciabusiness.com/panama-celebra-o-bicentenario-de-sua-independencia/

https://infoescola.com/america/panama/

https://pancanal.com/en/culebra-cut/

https://stampworld.com/pt_BR

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=229#mb--1

Formas de Pagamento