Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - Bahamas


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 245 – Julho 2023

 

Os selos são baús de conhecimento em pequenas embalagens. Seus traços e imagens revelam muito da história, cultura e outros elementos das sociedades e dos países.

 

E o baú de conhecimentos que abriremos hoje traz um pouco da história da filatelia em Bahamas. Bora lá?

 

Bahamas

Independência – Bandeira de Bahamas (selo do bloco). Emissão de 10 de julho de 1973

 

Bahamas é um país que foi inicialmente habitado pelos índios lucaienses, de língua aruaque. O primeiro navegador europeu a desembarcar na região foi o genovês Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492; ou seja, foi o primeiro contato de Colombo com os nativos do Novo Mundo.

 

Os poucos recursos naturais acabaram afastando os interesses de domínio pelos espanhóis. Por conta disso, os ingleses tomaram o território em 1647, com a região se tornando colônia da Coroa britânica em 1717.

 

A autonomia para os negócios internos se deu só em 1967, quando o país passou a se chamar “Commonwealth of the Bahamas”. Sua independência foi alcançada em 10 de julho de 1973.

 

História Postal

 

Sendo o ponto de chegada de Colombo no continente americano, temos como marco histórico do serviço de correspondências a carta do navegador enviada para a rainha Isabel de Castela a partir da ilha de Guanahani, que acredita-se hoje ser o distrito de San Salvador.

 

Já o serviço postal de forma organizada se iniciou a partir de 1702, quando os serviços da “British Post Office Packet Service” passaram a ser prestados também para a região das Índias Ocidentais.

 

Em 1718 foi determinado pela Coroa britânica a implantação de uma “agência geral dos correios” no território, onde poderiam ser entregues as correspondências por navios privados.

 

A primeira agência postal do território foi criada em 1733.

 

Em 1799 foi instituído pelo Administrador Geral dos Correios o serviço de envio de comunicações através do sistema de “cartas de navios”. A partir de 1860, o serviço passou a ser feito pela “Steam Packet Service Royal Mail Line”, controlada pela administração do Almirantado.

 

Emissões Postais

 

Os selos postais começaram a ser utilizados no território a partir de abril de 1858.

Os selos utilizados eram britânicos, sobre os quais era aplicada a sobrecarga “A05” na capital Nassau, tal como na imagem do lado esquerdo do selo acima, que faz parte de um bloco lançado em 14 de agosto de 1979, fazendo referência ao centenário da morte de Rowland Hill, inventor do selo postal.

 

Já o primeiro selo do território foi lançado em 10 de junho de 1859, após autorização do governo britânico.

O selo, impresso pela empresa inglesa “Perkins, Bacon & Company”, trazia a efígie da rainha Victoria a partir da pintura do artista suíço Alfred Edward Chalon. O selo não tinha picote e trazia a inscrição “Interinsular Postage”, pois seria utilizado apenas em correspondências locais, com as correspondências para fora do território seguindo com selos britânicos até o ano seguinte.

Os picotes no selo apareceram na emissão de outubro de 1860.

Em 1861 foram emitidos novos selos nos valores de 4 e 6 pences, que traziam um fundo mais simples.

Já em 1863 foi promovida a primeira grande mudança da imagem dos selos, com a alteração para uma efígie lateral da monarca.

O selo foi impresso pela britânica “De La Rue & Co. Ltd.”.

A efígie da rainha Victoria deixou de figurar nos selos postais pela primeira vez em 23 de setembro de 1901, quando foi produzido um selo com moldura vermelha que trazia a imagem da “Escadaria da Rainha”, com 66 degraus esculpidos na rocha, localizada em Nassau.

 

Três novos valores com molduras de outras cores foram lançados em 1903.

Já em 19 de dezembro de 1902 os selos do território passaram a trazer a imagem de Eduardo VII, monarca sucessor.

 

Em 1° de maio de 1916, utilizando-se a emissão postal da “Escadaria da Rainha”, foi feita a aplicação da sobrecarga “Special Delivery”.

O motivo foi um acordo feito com o Canadá no ano anterior, beneficiando os turistas do território que visitassem o Canadá, onde poderiam usufruir de serviços especiais de entrega a partir da troca destes selos.

Em 21 de fevereiro de 1918 passou a se fazer a aplicação da sobrecarga “WAR TAX” sobre emissões anteriores para fins de arrecadação de valores para custear o trabalho das tropas britânicas na Primeira Guerra Mundial.

Em 1° de março de 1920 foram lançados os primeiros selos comemorativos, uma série de cinco selos celebrando a paz alcançada após a expulsão dos piratas do território.

 

O serviço de correio aéreo começou em janeiro de 1930, quando passou a haver o envio de correspondências entre Nassau e Miami (Estados Unidos), mas não foram produzidos selos específicos para este fim.

Em 12 de outubro de 1942 foram emitidos selos para celebração da chegada de Colombo às Bahamas, sendo feita a aplicação da sobrecarga “1492 LANDFALL OF COLUMBUS 1942” (desembarque de Colombo) sobre emissões dos anos anteriores, como o selo acima de 1938 que trazia a imagem do rei George VI.

 

Em 24 de abril de 1974, nove meses depois de sua independência, Bahamas filiou-se à UPU – União Postal Universal.

O primeiro selo para efetivo uso como “selo fiscal” foi lançado apenas em 1980, trazendo a imagem de um flamingo, considerada a “ave nacional”.

E como curiosidade, temos uma interessante série de selos sobre o tema “pirataria”, que tem uma famosa relação com a história das ilhas Bahamas.

Isto porque durante os anos de 1700 a 1800 a região do Mar do Caribe se tornou um ponto muito frequentado pelos piratas, que buscavam ouro e outros tipos de mercadorias, sendo que Bahamas foi considerada como um grande império para os corsários.

O mais famoso deles foi o inglês Edward Teach, mais conhecido como “Barba Negra”, grande inspiração para várias obras de literatura e que foi retratado em uma série de quatro selos emitida em 02 de junho de 1987 (selo à esquerda). A série também trouxe corsárias famosas, como a irlandesa Anne Bonney (à direita), mostrando que havia espaço e destaque para as mulheres nos mares.

 

Outro fator que explica a grande presença de piratas na região era que as águas eram movimentadas e rasas, o que impedia o fluxo de navios de guerra mas era favorável aos barcos piratas, visto que os mesmos tinham calado (medida da parte submersa de um navio) raso.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira de Bahamas: https://i.colnect.net/b/4216/713/New-FlagGovernment-Hse.jpg

Sobrecarga “A05”: https://i.colnect.net/b/3273/407/Great-Britain-No-27.jpg

Postagem Interinsular: https://i.colnect.net/b/8366/002/Issues-of-1859-60.jpg

Rainha Victoria com picote: https://i.colnect.net/b/8052/603/Issues-of-1861.jpg

Rainha Victoria Quatro pences: https://i.colnect.net/b/2533/376/Issues-of-1861.jpg

Rainha Victoria Seis pences: https://i.colnect.net/b/8052/599/Issues-of-1861.jpg

Rainha efígie lateral: https://i.colnect.net/b/8367/255/Issues-of-1863-65.jpg

Escadaria da Rainha: https://i.colnect.net/b/8349/770/Queen´s-staircase.jpg

Rei Eduardo VII: https://i.colnect.net/b/3950/379/King-Edward-VII-1841-1910.jpg

Entrega Especial: https://i.colnect.net/b/8052/601/Overprinted-SPECIAL-DELIVERY-in-Serifed-Letters.jpg

Receitas de Guerra: https://i.colnect.net/b/3950/392/Overprinted-WAR-TAX.jpg

Selo comemorativo: https://i.colnect.net/b/3819/300/Seal-of-Bahamas.jpg

450 Anos da Chegada de Colombo: https://i.colnect.net/b/8367/311/Flamingos---Overprinted-in-Black.jpg

Selo fiscal: https://i.colnect.net/b/8310/903/Flamingo.jpg

Barba Negra: https://i.colnect.net/b/5867/423/Edward-Teach--Blackbeard-.jpg

Anne Bonney: https://i.colnect.net/b/5867/422/Anne-Bonney.jpg

 

Fontes de pesquisa:

 

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-bahamas.htm

https://colnect.com/pt/stamps

https://en.wikipedia.org/wiki/Postage_stamps_and_postal_history_of_the_Bahamas

https://en.wikipedia.org/wiki/Revenue_stamps_of_the_Bahamas

https://grandbahamamuseum.org/exhibits/stamps/philatelic-history

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Edward_Chalon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_Bonny

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barba-Negra

https://sites.usp.br/portalatinoamericano/espanol-bahamas

https://stampworld.com/pt_BR/

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=8#mb--1

Formas de Pagamento